PUBLICIDADE

Agenda 2050 será lançada durante o Brazil Windpower 2025


PUBLICIDADE

27/10/2025 12h53

Agenda 2050 será lançada durante o Brazil Windpower 2025

Tadeu Lucena Inacio


Propostas serão apresentadas com objetivo de descarbonizar e (neo)industrializar o Brasil

 

 

 

 

Nesta terça-feira (28), autoridades, executivos e especialistas do setor elétrico lançarão o relatório “Agenda 2050: Propostas para Descarbonizar e (neo)industrializar o Brasil”, que reúne recomendações para impulsionar o crescimento verde e a competitividade nacional. O anúncio acontecerá durante o Brazil Windpower 2025, co-organizado pela Informa Markets, pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) e pelo Global Wind Energy Council (GWEC).

Realizado de 28 a 30 de outubro no São Paulo Expo, o evento reunirá mais de 300 palestrantes e representantes de 30 países, consolidando-se como o principal fórum de energia renovável da América Latina. A conferência abordará os desafios da transição energética e da COP30, com debates sobre a expansão dos data centers, a regulamentação da eólica offshore, a segurança regulatória e a industrialização verde.

Dia 28 – Nova Industrialização Verde

A abertura oficial terá presença de Elbia Gannoum (ABEEólica), Laura Porto (ABEEólica), Ben Backwell (GWEC), Luciana Costa (BNDES), Rafael Munilla Muñoz (Ocean Winds), Hugo Leal (Câmara dos Deputados) e dos governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte).

O destaque será o lançamento da Agenda 2050, moderado por Francisco Silva (ABEEólica) e apresentado por Luciano Coutinho (UNICAMP e LCA Consultores), com participação de Fernando Camargo (LCA), Elbia Gannoum (ABEEólica), Ben Backwell (GWEC) e Julia Paletta (Ocean Energy Pathway).

Ainda no primeiro dia, está prevista a assinatura da Carta de Cooperação Institucional entre os Projetos-Piloto de Energia Eólica Offshore, com representantes do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além da abertura do pavilhão Invest in Brazil Wind Energy, dedicado a promover oportunidades de investimento estaduais.

“A transição energética precisa ser vista como um bom negócio — um vetor de crescimento econômico e de competitividade para o país”, afirma Elbia Gannoum, presidente-executiva da ABEEólica.

Dia 29 – O futuro do mercado de energia

Os debates abordarão regulação e tributação do setor. O painel “Entre vetos e avanços: o futuro do mercado de energia” reunirá Arnaldo Jardim (Câmara dos Deputados), Laura Porto (Neoenergia), Liu Aquino (Echoenergia) e Raíssa Cafiure Lafranque (EDF Power Solutions).

Na sequência, o painel “Reforma tributária: o que está em jogo para o setor eólico” trará especialistas de Rio Energy, Vestas, Equinor e LeFosse Advogados.

O segundo dia também inclui o lançamento do Guia de Segurança do Trabalho e Treinamento GWO, o coquetel de celebração dos 36 GW instalados no Brasil e 20 anos do GWEC, e o lançamento do Terceiro Tomo da Coletânea Hidrogênio Verde, pela Editora Synergia, com apoio da ABEEólica.

Entre as presenças internacionais confirmadas estão representantes do Chile, Canadá, Bélgica, País Basco e Japão, como Sebastián Depolo (Embaixador do Chile), Hugo Corales (ProChile), Valentine Mangez (Cônsul da Bélgica), Kazutoshi Inoue (Vice-Cônsul do Japão) e Thomaz Horta (La Caisse – Canadá).

Dia 30 – Rumo à COP30

Encerrando o congresso, o painel “Rumo à COP30: as contribuições do setor eólico para a agenda climática brasileira” reunirá André Salgado (EDF Power Solutions), João Brito Martins (EDP Brasil), Karin Luchesi (Elera Renováveis), Laura Porto (Neoenergia) e Thiago Tomazzoli (Statkraft Brasil).

Outros destaques incluem o lançamento do Programa Nacional de Desenvolvimento Profissional e Capacitação do Senai, a Plataforma Ventos da Transformação, o Programa Invest in Brazil Wind Energy e o Prêmio Ventos da Transformação, que reconhecerá projetos de justiça energética e impacto social.

Além das plenárias, o evento contará com arenas técnicas onshore, offshore e O&M, as WindTalks com pitches de startups e apresentações do BWP Papers, além do lançamento da nova área do associado e Hub de Negócios da ABEEólica.

📅 Confira a programação completa: https://www.brazilwindpower.com.br/pt/congresso.html
📰 Credenciamento à imprensa: https://www.brazilwindpower.com.br/pt/imprensa.html

Serviço:
Brazil Windpower 2025
Data: 28 a 30 de outubro de 2025
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Mais informações: www.brazilwindpower.com.br

Sobre a Informa Markets

Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua há mais de 29 anos na América Latina e conta hoje com três unidades de negócios: Brasil, México e Latam Hub, responsáveis pela entrega de mais de 30 eventos híbridos, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse: www.informamarkets.com.br

Sobre a ABEEólica

Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) congrega mais de 140 empresas de toda a cadeia produtiva do setor eólico e tem como principal objetivo trabalhar pelo crescimento, consolidação e sustentabilidade dessa indústria no Brasil.
www.abeeolica.org.br

Sobre o GWEC

GWEC é uma organização baseada em membros que representa todo o setor de energia eólica. Os membros do GWEC representam mais de 1.500 empresas, organizações e instituições em mais de 80 países, incluindo fabricantes, desenvolvedores, fornecedores de componentes, institutos de pesquisa, associações nacionais de energia eólica e renovável, fornecedores de eletricidade, empresas financeiras e de seguros.
https://gwec.net

 

 

Propostas serão apresentadas com objetivo de descarbonizar e (neo)industrializar o Brasil Agenda 2050 Propostas para Descarbonizar e (neo)industrializar o Brasil


 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE