PUBLICIDADE

"Capital da Amazônia Azul": setor náutico se consolida como vetor de empregos, renda e desenvolvimento de Salvador


PUBLICIDADE
  • mell280

29/10/2025 12h15

"Capital da Amazônia Azul": setor náutico se consolida como vetor de empregos, renda e desenvolvimento de Salvador

Amanda Dalfovo


Prefeitura de Salvador reforça os investimentos no turismo náutico da cidade, a "Capital da Amazônia Azul", e quer transformar o potencial de suas águas em desenvolvimento econômico e inclusão social. Com a aproximação do Salvador Boat Show, maior evento náutico do estado, Maria Eduarda Lomanto, Secretária do Mar de Salvador, fala sobre os incentivos, às estratégias e números que posicionam a cidade na vanguarda do setor.

Outubro, 2025 – Salvador ganha destaque na estratégia de desenvolvimento econômico e social pautada pelo mar. Com a iminência do Salvador Boat Show, de 30 de outubro a 2 de novembro, a Prefeitura de Salvador, sob a liderança do prefeito Bruno Reis, reafirma o apoio ao evento e o empenho em alavancar o setor náutico como um dos principais motores de crescimento e inovação. 

“O mar traz paixão, constrói caráter, ensina limites. E, para Salvador, ele também é um pilar econômico muito forte”, afirma Maria Eduarda Lomanto, Secretária do Mar de Salvador, uma pasta criada recentemente no município. A secretária destaca ainda que a atividade marítima contribui com significativos 2,8% do PIB da cidade e engloba desde a infraestrutura portuária até a pesca e o turismo. “Um barco acima de 25 pés vendido no Salvador Boat Show, por exemplo, gera em média sete empregos diretos e muitos empregos indiretos”, explica a secretária.

Baía de Todos os Santos

Duda enfatizou as condições singulares da Baía de Todos os Santos, que será palco para a segunda edição do Salvador Boat Show, na Bahia Marina e que já tem confirmado mais de 40 barcos em exposição, dos mais diversos tamanhos e estilos. 

"Além da temperatura da água que permite navegar o ano inteiro, temos ventos ideais para esportes como a vela e visibilidade excelente para mergulho", reforça a secretária. O ecossistema da baía, que contempla 18 municípios e uma população de 3 milhões de habitantes, abriga ainda três ilhas paradisíacas: Ilha dos Frades (premiada internacionalmente), Bom Jesus dos Passos e Ilha de Maré.

A cidade, carinhosamente chamada de "Capital da Amazônia Azul", ostenta um patrimônio subaquático riquíssimo, com 153 naufrágios catalogados, muitos dos quais acessíveis diretamente da praia. "Diferentemente de qualquer lugar do mundo, você sai da praia e já mergulha em um naufrágio. No Porto da Barra, por exemplo, temos o Parque Marinho da Barra com uma biodiversidade incrível", ressalta Lomanto.

Salvador Boat Show: experiência náutica no coração da baía

O Salvador Boat Show, de 30 de outubro a 2 de novembro, é um dos pilares dessa estratégia. Diferente de eventos com foco puramente comercial, o Boat Show de Salvador promete uma "experiência náutica" imersiva. "Além do desenvolvimento econômico, nosso apelo é que as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar a experiência náutica", reforça Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica/Boat Show Eventos. O evento, que em 1º de novembro comemora o Dia da Baía de Todos os Santos, será um palco para embarcações de todos os portes, além de atrativos de lazer, produtos, acessórios e serviços. 

SERVIÇO

O que: Salvador Boat Show 2025
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro
Onde: Bahia Marina – Av. Lafayete Coutinho 1010, Salvador, BA, 40015-160
Quanto: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada
Ingressos: www.salvadorboatshow.com.br
Organização: Boat Show Eventos
Instagram: @boatshoweventos
Cobertura oficial: www.nautica.com.br | @revistanautica | youtube.com/@canalnautica — com transmissão ao vivo todos os dias

Patrocínio: Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

Patrocinador do turismo náutico: Ministério do Turismo/ Governo Federal.

Sobre o Boat Show Eventos

É organizador das edições dos “Boat Shows” brasileiros realizados nas cidades de: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Itajaí/SC, Brasília/DF, Salvador/BA e Foz do Iguaçu/PR. Em 2024, os eventos Boat Show atraíram mais de 110 mil visitantes e resultaram na venda de cerca de 1000 barcos sendo responsáveis por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil.

Mais informações: https://www.boatshow.com.br

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e a JAQ Apoio Marítimo, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

https://gruponautica.com.br/ 

 



 

 






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE