- mell280
02/11/2025 09h13
Adversário do São Paulo tem uma das iniciativas de sustentabilidade mais expressivas do país
Neste domingo (2), às 20h30, Vasco e São Paulo se enfrentam no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, com ingressos já esgotados para a partida. Desde agosto deste ano, a equipe carioca, em parceria com a Cristalcopo, realiza em todas as partidas do seu estádio o projeto ‘Recicla Junto’.
A iniciativa é um programa de responsabilidade socioambiental e de economia circular, criado pela Cristalcopo e com parceria com a cooperativa Carioca Recicla, que contribui para destinar corretamente os resíduos gerados por torcedores durante os jogos.
O programa, ao longo dos anos, já coletou mais de 470 mil quilos de resíduos. Em pouco mais de dois meses, quase 5 mil quilos foram reciclados no estádio durante partidas do Vasco no Brasileirão.
Desde 2019, o projeto mantém parceria com o Criciúma e atua no Estádio Heriberto Hülse. Com isso, a Cristalcopo segue firme com a missão de transformar as arquibancadas em um espaço não apenas para torcer, mas também para construir um mundo mais sustentável.
“Estamos muito felizes em realizar o projeto ‘Recicla Junto’ com clubes tão importantes no cenário nacional. São clubes favoráveis ao meio ambiente, que têm implementado a cultura da sustentabilidade e do compromisso ambiental dentro e fora dos campos. Esperamos que o projeto alcance cada vez mais torcedores e clubes”, destaca Augusto Freitas, presidente-executivo da Cristalcopo e fundador do Recicla Junto.
Duelo direto
Dentro de campo, Vasco e São Paulo protagonizam duelo direto pensando em uma vaga na Libertadores, com apenas um ponto de distância separando as equipes. O Vasco ocupa a 8ª colocação, com 42 pontos, e vem de quatro vitórias seguidas no Brasileirão.
Já o Tricolor ocupa a 9ª colocação, com 41 pontos, e busca a sua segunda vitória seguida no campeonato, além de tentar quebrar um jejum incômodo: desde 2013 a equipe paulista não vence o Vasco, em São Januário, pelo torneio nacional.


