- mell280
03/11/2025 06h10
E-commerce deve faturar R$ 13,34 bilhões na Black Friday 2025
Crescimento estimado pela ABIACOM é de 14,74% em relação a 2024 com alta no ticket médio e no número de pedidos; A logtech Eu Entrego projeta crescimento de 30% na data e desafia o caos logístico
O comércio eletrônico brasileiro deve movimentar R$ 13,34 bilhões durante a Black Friday 2025, segundo projeção da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM). O valor representa um crescimento de 14,74% em relação a 2024, quando o setor registrou R$ 11,63 bilhões em vendas.
De acordo com a associação, estão previstos cerca de 16,5 milhões de pedidos neste ano, frente aos 15,75 milhões de 2024. O ticket médio deve alcançar R$ 808,50, contra R$ 738 registrados no ano anterior. Já o incremento nas vendas é estimado em R$ 9,08 bilhões, acima dos R$ 7,93 bilhões verificados em 2024.
“O consumidor está cada vez mais atento às promoções e utiliza a Black Friday como oportunidade para antecipar as compras de Natal, garantindo economia e conveniência. Para os lojistas, o período é estratégico para aumentar o faturamento e fortalecer o relacionamento com os clientes”, afirma Fernando Mansano, presidente da ABIACOM
Entre os segmentos mais procurados, a expectativa é de destaque para eletrônicos, moda, beleza, brinquedos e eletrodomésticos. A ABIACOM recomenda que os varejistas invistam em campanhas antecipadas, promoções segmentadas e em uma experiência de compra fluida, especialmente no mobile e com foco no pós-venda.
“A Black Friday deixou de ser apenas um dia de descontos e se transformou em um marco do varejo digital, influenciando o desempenho de todo o fim de ano. As empresas que se planejarem bem terão a chance de ampliar vendas e conquistar novos consumidores”, finaliza Mansano.
Eu Entrego projeta crescimento de 30% na Black Friday e desafia o caos logístico
Enquanto o Procon-SP registrou aumento de 36,9% nas reclamações por atrasos em 2024, a Eu Entrego mantém mais de 95% dos pedidos entregues dentro do prazo durante o pico do e-commerce
A Black Friday continua sendo o maior pico de vendas do e-commerce no Brasil, e a Eu Entrego projeta um crescimento de 30% em relação à edição de 2024, destacando sua capacidade de operar com eficiência mesmo nos períodos de maior demanda. No ano passado, o volume de pedidos foi significativo, mas o crescimento do consumo trouxe também uma onda de frustrações: o Procon-SP registrou 2.133 reclamações entre os dias 25 e 29 de novembro, sendo 814 delas sobre atrasos nas entregas, um salto de 36,9% em relação ao ano anterior.
Diante desse cenário de desafios logísticos, a Eu Entrego, especialista em última milha, reforça que continuará cumprindo seus prazos durante a Black Friday 2025. "Este ano o cenário de entregas no Brasil será ainda mais desafiador. Além do crescimento consistente do e-commerce, que vem batendo recordes ano após ano e elevando o volume de pedidos, observamos também a entrada de novos players no mercado, o que aumenta a competitividade e pressiona as operações logísticas. O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente em relação a prazos e qualidade do serviço, e isso faz com que as empresas precisem investir em tecnologia, eficiência e experiência para se manterem competitivas. Quando os problemas de entrega geram muitas reclamações, a consequência vai além da insatisfação momentânea: há queda na conversão de vendas nos meses seguintes e, em muitos casos, a perda definitiva do cliente para outro site de compras", afirma Norton Canali, Diretor Comercial da Eu Entrego.
Enquanto muitas empresas estendem seus prazos para tentar absorver a alta demanda, a companhia segue com seu modelo de entrega baseado em tecnologia própria para otimizar a gestão da última milha, considerada a etapa mais crítica e cara da logística.
Sobre a ABIACOM
Fundada em 2012 como Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), a entidade surgiu para fomentar o e-commerce com conhecimentos relevantes e auxiliar na criação de políticas públicas para o setor. Hoje, chamada de Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do mercado. A entidade, sem fins lucrativos, é presidida por Fernando Mansano e conta com diretorias específicas criadas para aprofundar discussões. Mais informações em: http://www.abiacom.org/
Sobre a Eu Entrego
Fundada em 2016, a Eu Entrego é uma plataforma digital que conecta varejistas à maior rede de entregadores autônomos do país, promovendo entregas rápidas, escaláveis e com alto nível de confiabilidade. Saiba mais em www.euentrego.com.


