O Paraná foi afetado entre o sábado (1º de novembro) e o domingo (2) por fortes temporais, com direito até mesmo a uma “chuva de pedregulhos”. Uma situação que afeta mais de 8 mil pessoas no estado, com ocorrências de alagamentos, desalojados e queda no fornecimento de energia elétrica em algumas localidades.
Em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, houve chuva de granizo. E as pedras que caíram chegaram a pesar mais de 100 gramas. Pelo menos 600 residências sofreram danos por causa da tempestade, com ocorrências como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores.No município, ocorreria ainda uma festa tradicional, o Risca Faca, que atrai milhares de pessoas e contaria com apresentação da dupla Hugo & Guilherme. O evento, contudo, teve de ser adiado por causa dos estragos à estrutura na Sociedade Rural de Jandaia do Sul. koreoficial.com.br/
Milhares de pessoas ficam no escuro no oeste do Paraná
A Copel também trabalha para atender mais de 3 mil ocorrências causadas pelas fortes chuvas no Paraná. São mais de 1,1 mil pontos com algum dano à rede elétrica na região oeste do estado, que foi a mais afetada. Só em Cascavel, 2,5 mil domicílios ficaram sem energia elétrica. Assis Chateaubrian (1,7 mil imóveis), Foz do Iguaçu e Guaíra (1,3 mil imóveis cada) e municípios como Iguatu, Catanduvas, Toledo e Palotina também foram atingidas. A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.
10 ocorrências e pelo menos 7.900 afetados
De acordo com relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, entre ontem e hoje 10 municípios já haviam informado ter registrado ocorrências como vendavais, chuva de granizo e enxurradas. O número de pessoas afetadas é de pelo menos 7.900, sendo 7.500 em Barbosa Ferras e outros 400 em Cambira, todos atingidos por tempestades de granizo. Jandaia do Sul, no entanto, ainda não havia informado o número de afetados, o que ainda vai elevar a estatística. Cinco municípios registraram ocorrências devido ao granizo. Foram eles: São João do Ivaí, Mandaguaçu, Jandaia do Sul, Cambira e Barbosa Ferraz.
Outros quatro já foram afetados por vendavais: Bom Sucesso, Nova Aurora, Pitangueiras e Santa Fé.
Além disso, o município de Planalto informou ter sido atingido por enxurradas nat arde de ontem (1º de novembro).
Defesa Civil apoia municípios afetados
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil está monitorando a situação nos municípios afetados pelos temporais e recebeu, até o início da manhã deste domingo (2), registros de enxurradas, granizo e vendavais em 16 cidades. As equipes regionais, junto com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais estão prestando auxílio às famílias afetadas, inclusive com a distribuição de lonas.
Também está sendo preparada ajuda humanitária para Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz, com o envio de telhas, cestas básicas, kits dormitório e de higiene e limpeza.
Os municípios que registraram ocorrências até as 8h deste domingo foram Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Jandaia do Sul, Moreira Sales, Nova Aurora, Peabiru, Pitangueiras, Planalto, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rolândia, Santa Fé e São João do Ivaí.