PUBLICIDADE

Brasil leva inovação em dispositivos médicos à Feira MEDICA 2025


PUBLICIDADE

04/11/2025 09h30

Brasil leva inovação em dispositivos médicos à Feira MEDICA 2025

Malu Bonetto


Com 11 empresas expositoras, pavilhão organizado pela ABIMO reforça a presença brasileira na mais importante feira do setor

O Brasil marca presença na Feira MEDICA 2025, considerada a mais tradicional feira de dispositivos médicos do mundo, que será realizada entre 17 e 20 de novembro, em Düsseldorf, Alemanha. Pelo 23º ano, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) organiza o Pavilhão Brasil, que nesta edição reúne 11 empresas nacionais que representam a força e a inovação da indústria brasileira de tecnologias em saúde.

Com mais de 80 mil visitantes de cerca de 70 países a cada edição, a MEDICA é reconhecida por gerar negócios de alto valor e abrir portas para novos mercados. Em 2024, o pavilhão brasileiro superou expectativas: foram mais de 500 contatos comerciais, resultando em US$ 2,76 milhões em negócios imediatos e com previsão de alcançar US$ 14 milhões nos meses seguintes.

“Queremos estabelecer operações próprias na Europa, um continente com mais de 740 milhões de habitantes e que oferece oportunidades crescentes com os Acordos de Livre Comércio do Mercosul com a União Europeia e a EFTA”, afirma Fernando Aguiar, da RioQuimica, empresa fabricante de saneantes para ambientes hospitalares.

A iniciativa reforça o papel da indústria nacional na busca por competitividade global e inovação tecnológica. Com uma base industrial sólida, o setor brasileiro tem investido em qualidade, certificações internacionais e parcerias estratégicas para ampliar sua presença nos principais mercados mundiais de saúde.

Para Vânia Diniz, diretora-executiva da Nullscar, fabricante de fitas de silicone, a feira é o palco ideal para destacar a excelência brasileira: “Esta é nossa segunda participação e as expectativas são altíssimas. É uma oportunidade crucial para consolidar parcerias e expandir a presença do Brasil no mercado internacional.”

A Europa segue como destino estratégico para os produtos brasileiros de saúde. Em 2024, as exportações nacionais de dispositivos médicos para o continente somaram US$ 243,16 milhões, um crescimento de 9,8% em relação ao ano anterior. Países Baixos, Bélgica, Suíça e Alemanha estão entre os principais mercados, e o segmento médico-hospitalar respondeu por 66,59% das vendas brasileiras para a região.

“Buscamos parceiros e distribuidores voltados ao diagnóstico laboratorial, com foco na expansão da citologia líquida e das soluções preservantes para DNA/HPV. A MEDICA será um ponto-chave para novas parcerias e para consolidar a tecnologia brasileira no mercado internacional”, completa Fernanda Priori, gerente de vendas da Kolplast, fabricante de produtos para diagnóstico laboratorial.

Entre os principais produtos exportados pelo Brasil para o mercado europeu estão válvulas cardíacas, próteses, artigos ortopédicos, categutes cirúrgicos e preparações tensoativas.

Realizada há mais de 40 anos, a Feira MEDICA é referência mundial em inovação, reunindo fabricantes, distribuidores e especialistas que moldam o futuro da saúde — de equipamentos médicos e mobiliário hospitalar a soluções digitais de última geração.

Sobre a ABIMO  

A ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.  

Gestão de relacionamento com a imprensa: Agência Pub  koreoficial.com.br/ 

 

 







PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE