PUBLICIDADE
- mell280
07/11/2025 13h51
Como será o amanhã? Durante a COP 30, Natura lança termômetro de rua que alerta para temperatura em 2050
Ana Palma
OOH especial localizado na Estação das Docas, em Belém, busca chamar atenção e alertar para as consequências da crise climática
Em uma iniciativa de alto impacto visual, a Natura, reconhecida como a marca mais sustentável do mundo pela Kantar*, lança um Out-of-Home (OOH) especial em Belém que transforma um termômetro de rua em um poderoso alerta sobre o futuro da crise climática. A ação que ficará ativa durante a Cop 30 foi criada pela Africa Creative.
O destaque é um painel especial posicionado na Estação das Docas, um dos principais pontos de encontro da capital paraense. O painel exibe a temperatura atual e, simultaneamente, extrapola a temperatura de Belém em 2050 se as metas climáticas globais não forem cumpridas. A iniciativa visa conscientizar, evidenciando que a Amazônia pode se tornar uma das regiões mais quentes do mundo. “A COP no coração da floresta é uma oportunidade única para darmos um impulso de conscientização que engaje para a ação prática”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura.
O painel na Estação das Docas integra o conjunto de ações da Natura para reforçar o conceito de Regeneração. Esta estratégia inclui também um túnel imersivo no Aeroporto Internacional de Belém, que celebra a conexão da marca com a Amazônia por meio de um manifesto e da nova fragrância Ekos Ryos Floresta, além de diversos pontos de mídia espalhados pela cidade - incluindo mobiliários urbanos, barcos flutuantes, ônibus, painéis de LED e ativações digitais e físicas no aeroporto de Belém.
Ainda com foco no tema “o amanhã”, recentemente a campanha #PerguntasParaOFuturo, reuniu um squad de formadores de opinião para promover reflexões sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente durante os próximos anos. Por meio de vídeos publicados nas redes sociais, nomes como Dira Paes, Isabelle Nogueira, Alane Dias, Tais Araújo, Kadu Alvadorada, Mari Kruger, entre outros levantam questionamentos sobre temas ambientais, sociais e culturais, dentre eles "Qual o clima do Brasil daqui a 30 anos se não pararmos de desmatar as florestas? ou “Como as marcas de beleza podem apoiar a regeneração do planeta?”, estimulando a audiência a refletir sobre possíveis caminhos para um futuro mais sustentável e regenerativo.
A comunicação rumo à COP
A estratégia de comunicação da Natura no Brasil voltada à COP 30 começou no início do segundo semestre pela introdução do conceito de Regeneração em um filme na TV aberta e redes sociais. A campanha foi ao ar na esteira do relançamento da Visão 2050 da empresa, na qual a Natura anunciou o compromisso de ser um negócio totalmente regenerativo até 2050, promovendo simultaneamente impacto positivo nos aspectos financeiro, humano, natural e social. Para a apresentação do conceito nas redes sociais, a marca escalou suas embaixadoras Taís Araujo, Alane Dias, Isabelle Nogueira e Nat Natura, ao lado dos porta-vozes da temática, a atriz Tainá Muller e o jornalista cultural Kadu Alvorada, reforçando a amplitude do movimento.
Entre agosto e setembro, avançou para destacar, nos canais proprietários e com influenciadores, as práticas regenerativas da marca — do trabalho com comunidades agroextrativistas à criação de produtos, passando inclusive por ativações culturais pela plataforma Natura Musical e a Consultoria de Beleza. No mesmo momento, Natura lançou o projeto 'Descomplicando a Regeneração', com o objetivo de desmistificar o conceito e engajar o público jovem, utilizando a linguagem e a dinâmica das plataformas como TikTok e Instagram, e convidando essa geração para o protagonismo na busca por soluções de regeneração do planeta.
Durante o mês de outubro, as Consultoras de Beleza também se engajaram na iniciativa, com conteúdos que evidenciam a origem responsável dos produtos e o impacto positivo da atividade de Consultoria em sua vida e em suas comunidades. Ao longo da COP 30, a marca ainda realizará uma cobertura especial de suas ativações em Belém no Instagram e no TikTok, ampliando a conversa sobre regeneração e sustentabilidade no digital.
A Natura tem ainda sido presença constante em debates e eventos sobre a crise climática e a bioeconomia como caminho para a transição verde - como o recente lançamento do Parque da Bioeconomia, em parceria com o governo do Pará. A presença da marca na COP 30 reforça um compromisso que vem sendo construído há 25 anos na Amazônia, onde a empresa atua em parceria com mais de 10 mil famílias agroextrativistas, promovendo o desenvolvimento local e a conservação da região.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 11 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 10 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.


