PUBLICIDADE

McDonald's acelera na sustentabilidade: óleo de cozinha vai virar biocombustível no GP de SP


PUBLICIDADE

09/11/2025 08h26

McDonald's acelera na sustentabilidade: óleo de cozinha vai virar biocombustível no GP de SP

Isabela Lago Miranda


Parte do quiosque do Méqui na Fanzone será construído com materiais reutilizados de eventos anteriores, reforçando o compromisso com a economia circular

O McDonald’s, patrocinador oficial da Fórmula 1® na América Latina, está levando a sustentabilidade para a área VIP da velocidade: graças a uma parceria inédita, o óleo de cozinha utilizado nos restaurantes da marca será transformado em biocombustível para abastecer os geradores do GP de SP.

Assim como já é uma iniciativa constante da marca, o projeto amplia a reutilização do óleo de cozinha proveniente dos restaurantes. A ação é realizada em parceria com a GreenPlat e Preserve Ambiental, empresas especializadas no gerenciamento e coleta de resíduos, garantindo rastreabilidade e cálculo de balanço de massa em todo o processo. O insumo é destinado à Be8,koreoficial.com.br/ líder nacional em produção de biodiesel.

Por meio dessa parceria, o óleo de cozinha será transformado em 10 mil litros do biocombustível Be8 BeVant® que abastecerá parte dos geradores utilizados no GP de SP. O biocombustível tem potencial de reduzir até 99% das emissões de CO2 e, além de geradores, é indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

A economia circular também estará presente dentro do próprio evento: os cerca de 700 litros de óleo utilizados no quiosque do McDonald’s durante o fim de semana de competição serão coletados e encaminhados para a produção de novos biocombustíveis.

“Essa é a nossa versão de pit stop da sustentabilidade! Além de todas as ativações divertidas e dedicadas aos fãs da maior categoria do automobilismo mundial que levamos para Interlagos, estamos provando que a responsabilidade ambiental começa na cozinha e se estende até a pista de corrida. A transformação do óleo dos nossos restaurantes em combustível é mais um avanço no reaproveitamento de resíduos e na contribuição para eventos de baixo carbono. É a economia circular em alta velocidade”, explica Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

A companhia também marca presença com outras iniciativas, como o reaproveitamento  de resíduos orgânicos que serão coletados pela organização do evento e destinados à compostagem. E para garantir que nada será desperdiçado, haverá uma ação especial de doação de alimentos, em parceria com o serviço de catering do GP de SP, a A+E. Os alimentos, que estiverem fora do padrão comercial da marca, mas próprios para consumo, serão doados para ONGs parceiras: Aliança da Misericórdia, Missão Belém e Escudo do Bem. Além disso, a marca fará a separação dos resíduos, que serão destinados ao descarte correto.

E para fechar o ciclo ESG da marca durante o GP, parte da estrutura do quiosque que o McDonald’s terá na Fanzone será construída com materiais reutilizados de outros grandes eventos, como festivais. Essa escolha consciente reforça a filosofia de "reutilizar antes de descartar" e serve como um exemplo prático do compromisso do McDonald’s em minimizar o impacto ambiental das suas operações. Além disso, os espaços da marca no evento contarão com rampas de acessibilidade e cardápios adaptados em braille.

Acelerando no GP de São Paulo

Durante o Grand Prix, o McDonald’s leva experiências inéditas ao público. Pela primeira vez, a marca terá um quiosque na Fanzone do autódromo de Interlagos, com venda de McFritas grandes, Chicken McNuggets e molhos clássicos, além de um espaço interativo com simulador de corrida exclusivo para clientes Meu Méqui e áreas instagramáveis.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 21 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.400 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 15/07/2025). A empresa também está comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que opera com a oferta de oportunidades de primeiro emprego formal aos jovens e com o impacto ambiental positivo por meio de sua Receita do Futuro. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com 

Sobre a Be8

A Be8 é uma empresa líder em produção de biodiesel, com a produção de mais de 900 milhões de litros do biocombustível, com foco global em energias renováveis para implementar novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Com foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais, a empresa faz entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta.

A Companhia é integrante da holding ECB Group e foi fundada em 2005. A sede da Companhia fica em Passo Fundo (RS) e contamos com escritórios administrativos em São Paulo (SP), em Cuiabá (MT), em Genebra, na Suíça e em Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis por comercializar a nossa produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE