14/11/2025 18h19
Fiems nomeia diretoria estratégica com foco no fortalecimento da indústria de MS
A diretoria da Fiems deu posse, nesta sexta-feira (13/11), no edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, à Diretoria Estratégica da instituição. Composta por membros da sociedade civil, o grupo terá a função de fornecer conselhos e recomendações para a gestão da entidade, além de contribuir para o desenvolvimento industrial e econômico de Mato Grosso do Sul.
Os membros foram indicados pelos diretores eleitos da entidade e pelo conselho de representantes. Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, potencializar o diálogo entre os setores é essencial no atual contexto da indústria local, e a diretoria servirá como instrumento para embasar os debates necessários.
“Nós precisamos de base de representação. Nossa economia vai muito bem. Além disso, temos diversos setores que envolvem a indústria, como o agronegócio e o comércio. Então, nessa linha de trabalho, precisamos de mais braços para construir propostas. Esses setores nos trarão suas bases de necessidades para melhorar a competitividade. Até porque as grandes indústrias se instalam e muitas vezes a gente vê segmentos que ficam de fora. Então, precisamos criar um projeto para que o Estado se desenvolva como um todo”, explicou.
Representante da indústria, a empresária Adriana Sato destacou a importância de ouvir os mais diversos setores para estruturar ações efetivas. “A diretoria estratégica empossada hoje na Fiems é composta por representantes de diversos setores e tem um papel fundamental. Eles serão o elo que conecta a realidade das indústrias com a atuação institucional do Sistema. É por meio dessa diretoria que conseguiremos transformar as necessidades concretas dos setores produtivos em agendas estruturadas, capazes de orientar políticas, ações e projetos que gerem impacto real, trabalhando os desafios e fomentando as oportunidades da indústria sul-mato-grossense.”
Para o empresário do comércio Beto Pereira, a composição da diretoria representa uma ação conjunta necessária ao fortalecimento econômico do Estado. “A economia é como uma teia, em que todas as atividades estão entrelaçadas. Não existe varejo sem indústria, indústria sem agricultura, agricultura sem comércio. Então, acho muito inteligente essa ação da Fiems de trazer pessoas de todos os setores para construírem estratégias colaborativas que facilitem e agilizem o desenvolvimento do nosso Estado. Acredito que esse pensamento coletivo trará resultados incríveis.”
Representando o setor da saúde, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, afirmou que a iniciativa representa um grande desafio. “O Sérgio Longen, como presidente da Fiems, tem um papel fundamental ao aglutinar os setores estratégicos do nosso Estado, para que possamos desenhar e planejar o futuro de cada uma dessas áreas, que têm importância vital para o desenvolvimento e para o crescimento. Com certeza, vamos trabalhar muito no setor da saúde. Obviamente, há uma congruência entre esses vários atores.”
Entre as funções da diretoria estratégica está assessorar a diretoria da Fiems na formulação de políticas e ações relacionadas ao desenvolvimento industrial e econômico, além de propor iniciativas e recomendações para fortalecer as relações da instituição com os diferentes segmentos e sugerir projetos que contribuam para o fortalecimento do setor industrial e para o desenvolvimento sustentável do Estado.
Membros da Diretoria Estratégica:
1. Adeilton Feliciano do Prado
2. Almir Dalpasquale
3. Amaury Pekelman
4. Ariclenes Bento Vicentin
5. Edmilson Jonas Verati
6. Egídio Vilani Comin
7. Eva Elise Domingos dos Santos Bumlai
8. Fabio Angelo Bigolin (Alvorada)
9. Humberto Rezende Pereira
10. Irineu Milanesi
11. José Francisco Veloso Ribeiro
12. Lourival Vieira Costa
13. Manoel Pires Filho
14. Marco Antonio Saling
15. Paulo Matos
16. Pedro Silva
17. Ricardo Ayache
18. Sidnei Pitteri Camacho
19. Simone Oliveira Umbelino
20. Adriana Sato



