- mell280
27/11/2025 05h12
Embaixador Ricardo Neiva defende avanço do acordo Mercosul-UE e vê espaço para expansão comercial
Diplomata destaca diversificação das exportações e reforça expectativa de concluir o acordo Mercosul-União Europeia ainda neste ano.
O Brasil busca diversificar exportações para a França e concluir o acordo Mercosul–União Europeia até dezembro, afirmou Ricardo Neiva Tavares, embaixador do Brasil na França, durante o LIDE Brasil França Fórum, em Paris. Ele declarou: “O comércio bilateral ainda está abaixo de seu potencial”, ao lembrar que o intercâmbio somou cerca de 8 bilhões de euros em 2024 e que a redução de barreiras “beneficiaria ambas as economias”.
Tavares afirmou que a pauta exportadora brasileira segue concentrada em produtos primários ou semimanufaturados, como farelo de soja, petróleo bruto e celulose, enquanto as importações incluem motores, máquinas, aeronaves e produtos farmacêuticos. Ele citou o setor aeronáutico como área capaz de ampliar a presença brasileira no mercado francês.
O embaixador destacou que a França tornou-se o segundo maior país de origem de investimento direto no Brasil, com quase 8% do total, impulsionada pelos setores de infraestrutura portuária, finanças, seguros e energia. Ele afirmou que há espaço para expandir projetos em transição energética, logística e saneamento.
Tavares também mencionou avanços no diálogo bilateral sobre energia e minerais estratégicos, ao afirmar que há “amplo potencial” em bioenergia, biocombustíveis, combustível sustentável de aviação, combustíveis marítimos de baixa emissão e biogás.
Sobre o LIDE
O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (lide.com.br) conecta organizações e líderes globalmente, fomentando redes que promovem a livre iniciativa, a inovação e o crescimento econômico. Os comitês multilaterais do LIDE abrangem 34 setores econômicos estratégicos, e são coordenados por renomados empresários e autoridades, impulsionando discussões setoriais. O LIDE tem sede em São Paulo, escritórios regionais por todo o Brasil e unidades nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Oceania e África. Desde 2020, é presidido globalmente pelo empresário João Doria Neto.



