PUBLICIDADE

Fruta aumenta produção de colágeno e tem 40x mais vitamina C que a laranja


PUBLICIDADE

02/12/2025 06h00

Fruta aumenta produção de colágeno e tem 40x mais vitamina C que a laranja

O consumo desta fruta ajuda na produção de colágeno e, devido à presença abundante de vitamina C, dá suporte à imunidade

Rebeca Oliveira


 Se o tema em questão é a produção de colágeno e sua relação com a alimentação, muita gente logo pensa em carnes e derivados animais, como caldo de ossos. Mas existem diversos alimentos de origem vegetal que ajudam na produção dessa proteína. Até mesmo uma fruta pode colaborar nesse sentido: a acerola.

 

 

Riquíssima em vitamina C, a frutinha de cor alaranjada pode até ser pequena no tamanho, porém, se torna gigante se avaliada do ponto de vista do bem-estar e saúde.

Getty Images
Fruta também pode ajudar a “turbinar” o colágeno
“Ela pode conter até 40 vezes mais vitamina C do que a laranja. Esse nutriente é indispensável porque participa da síntese natural de colágeno no corpo, proteína que dá sustentação à pele, ajuda na cicatrização e mantém ossos e articulações saudáveis”, diz Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles, à editoria de Vida&Estilo.

O ideal, como ensina a expert, é comer a acerola pura. No entanto, você também pode colocá-la na rotina por meio de suco, smothies, geleias (prefira opções adoçadas naturalmente), e até em sobremesas. O bom é que, congelada, ela não perde as propriedades e pode ajudar a dar o aporte necessário à síntese de colágeno.

 
 
 
Ad loading
Fruta aumenta produção de colágeno e tem 40x mais vitamina C que a laranja - destaque galeria
6 imagens
A proteína é fundamental para a estrutura, firmeza e elasticidade de tecidos como a pele, os ossos e as cartilagens
Uma das formas de estimular a síntese de colágeno é por meio da alimentação
Com o envelhecimento, a produção de colágeno diminui, o que pode levar ao aparecimento de rugas e flacidez
O colágeno desempenha um papel crucial na formação e sustentação de tecidos conjuntivos, pele, músculos, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos e articulações
A suplementação oral de colágeno pode ser uma das alternativas

 

“Embora suplementos possam ter seu papel em casos específicos, investir em uma alimentação variada e rica em frutas frescas continua sendo a forma mais prática, acessível e natural de cuidar do colágeno e da saúde como um todo.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE