PUBLICIDADE

2.209 animais foram avaliados na última etapa do Circuito Nelore de Qualidade em 2025, em Campo Grande (MS) 


PUBLICIDADE
  • mell280

02/12/2025 13h38

2.209 animais foram avaliados na última etapa do Circuito Nelore de Qualidade em 2025, em Campo Grande (MS) 

Gabriela Carvalho


A última etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2025 ocorreu na unidade II da Friboi de Campo Grande (MS), no último dia 18 de novembro, quando 2.209 animais de 18 pecuaristas foram avaliados. A etapa foi resultado de parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.        
Do total avaliado, 1.977 animais eram machos, dos quais 91% apresentavam até dois dentes incisivos permanentes, indicando idade inferior a 2 anos; além disso, 78% possuíam cobertura de gordura mediana. O peso médio chegou a 21,2 arrobas.  
Entre as fêmeas, foram avaliadas 232, das quais 82% apresentavam até dois dentes incisivos permanentes e 85% exibiram cobertura de gordura mediana e uniforme. O peso médio foi de 14,9 arrobas.  
“Encerramos em Campo Grande uma etapa marcante do Circuito, com a avaliação de 2.209 animais, que demonstraram a força da genética Nelore e o compromisso dos produtores. Os resultados apresentam a evolução da pecuária nacional, consolidando o Nelore como protagonista da pecuária no país”, comenta Victor Miranda, presidente da ACNB.   
“Estamos orgulhosos dos resultados obtidos em Campo Grande e em todas as etapas do Circuito Nelore de Qualidade 2025. Para o próximo ano, nossa expectativa é aumentar ainda mais a participação, fortalecer parcerias e seguir mostrando, em cada etapa, que o Nelore continua evoluindo”, finaliza Miranda.  
Melhores lotes de carcaças de machos  
A medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos foi para Sérgio Bryan Correa, da Fazenda Prudente da Serra (Bodoquena/MS). Santa Vergínia Agropecuária e Florestal, da Fazenda Santa Vergínia (Santa Rita do Pardo/MS) garantiu a prata e BRPEC Agropecuária, da Fazenda Cristo Redentor (Miranda/MS) ficou com o bronze.  
Melhores lotes de carcaças de fêmeas  
LM Pecuária, da Fazenda Olhos D’Água (Aquidauana/MS) recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. Sérgio Pignatari Malmegrim, da Fazenda Vertente (Água Clara/MS), ficou com a prata. Já Antônio Celso Chaves Gaiotto, da Fazenda Santo Antônio da Conquista (Terrenos/MS), garantiu o bronze e também conquistou a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas a pasto.   
Circuito Nelore de Qualidade           
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.           
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.           
SOBRE A ACNB           
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.     
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE