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Novo edital da Malha Oeste anunciado para 2026 reforça ferrovia como prioridade estratégica para MS


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  • mell280

02/12/2025 16h36

Novo edital da Malha Oeste anunciado para 2026 reforça ferrovia como prioridade estratégica para MS

Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc


Novo edital da Malha Oeste anunciado para 2026 reforça ferrovia como prioridade estratégica para MS

 A Ferrovia Malha Oeste voltou ao centro da agenda nacional de infraestrutura. Incluída pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT no calendário de concessões de 2026, com abertura de edital em abril e leilão previsto para julho, a ferrovia que corta 600 quilômetros de Mato Grosso do Sul ganha um novo fôlego após uma década de impasses regulatórios e tentativas frustradas de repactuação. 

 

O avanço integra a primeira Política Nacional de Concessões Ferroviárias e uma carteira inédita de projetos logísticos, que prevê quase R$ 290 bilhões em investimentos em ferrovias e rodovias no próximo ano. 

A retomada da Malha Oeste marca um dos movimentos mais significativos do novo ciclo logístico anunciado pelo governo federal em 25 de novembro. Considerada vital para a competitividade de Mato Grosso do Sul, a ferrovia conecta Corumbá (MS) a Mairinque (SP) e tem estimativa de R$ 35,7 bilhões em obras, além de R$ 53,5 bilhões durante a operação.

Para o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia de Inovação (Semadesc), a definição do cronograma representa “um avanço estratégico para o futuro logístico de Mato Grosso do Sul”, após anos de tratativas, interrupções e impasses no Tribunal de Contas da União.

Segundo o secretário, a definição do cronograma nacional coloca a Malha Oeste como prioridade. “Nos últimos dez anos, o Governo do Estado trabalhou intensamente para garantir a retomada da concessão da ferrovia. Houve avanços, retrocessos, propostas não aceitas pelo TCU e interrupções. Agora, finalmente, temos um novo caminho. Com o anúncio do Ministério dos Transportes, a Malha Oeste aparece como a segunda ferrovia do cronograma de concessões, com leilão previsto já para julho do próximo ano, e isso é extremamente positivo. A logística ferroviária está no centro da estratégia de competitividade de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A nova Política Nacional de Concessões Ferroviárias, construída pela ANTT e pelo Ministério dos Transportes, inaugura uma diretriz de Estado para o setor. O conjunto de ações moderniza regras, fortalece a segurança jurídica, aprimora a governança e adota modelos inovadores de financiamento, condições essenciais para destravar projetos estruturantes como a Malha Oeste.

No total, os empreendimentos ferroviários previstos somam mais de 9 mil quilômetros de novos trilhos e até R$ 600 bilhões potencialmente movimentados ao longo da vigência dos contratos.

Para Mato Grosso do Sul, a nova concessão representa mais do que a recuperação de um ativo degradado: abre a possibilidade de transformar o corredor de exportações do Estado, ampliando a eficiência do escoamento de minérios, combustíveis, celulose e demais cargas de alto volume.

“A Malha Oeste é decisiva para nosso desenvolvimento econômico. Reduz custos, amplia alternativas logísticas e fortalece a capacidade do Estado de competir globalmente”, finalizou Jaime Verruck.

Com o novo ciclo de concessões, o governo federal também prevê a expansão de projetos rodoviários, com 13 leilões em 2026 que preveem investimentos de R$ 148 bilhões investimentos, além da ampliação de iniciativas sustentáveis e de segurança para o transporte de cargas e passageiros.

Foto: Chico Ribeiro/Arquivo


 




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