PUBLICIDADE

13º salário: advogado trabalhista explica regras e orientações com foco na segunda parcela


PUBLICIDADE
  • mell280

06/12/2025 05h50

13º salário: advogado trabalhista explica regras e orientações com foco na segunda parcela

assessoria


A segunda parcela equivale à metade final do valor total do benefício, já considerando os descontos legais

 

 

Com a aproximação do fim do ano, cresce a expectativa dos trabalhadores para o pagamento da segunda parcela do 13º salário, que deve ser depositada até 20 de dezembro. Embora a primeira parte geralmente seja paga até o final de novembro, é a segunda parcela que realmente finaliza o valor da gratificação natalina. O benefício que foi instituído em 1962, por meio da Lei nº 4.090, costuma representar o reforço financeiro mais esperado para as despesas de fim de ano.

De acordo com o advogado trabalhista Marcello Burle, sócio do escritório Martorelli Advogados, o empregado tem direito a receber o valor integral da sua remuneração a título de 13º salário, desde que tenha trabalhado durante os 12 meses do ano. “Nos demais casos, é pago, incluindo a segunda parcela, o valor proporcional à quantidade de meses trabalhados. Importante destacar que integram a base de cálculo do 13º salário as seguintes parcelas: adicionais fixos, por exemplo, periculosidade e insalubridade; média de horas extras; média de comissões; adicional noturno e média de Descanso Semanal Remunerado (DSR)”, informa.

A segunda parcela equivale à metade final do valor total do benefício, já considerando os descontos legais. Para aqueles que não trabalharam o ano todo, o valor é proporcional ao tempo de serviço. Por exemplo: se um empregado trabalhou 6 meses, ele receberá 6/12 avos do salário.

O especialista também tira algumas dúvidas comuns, como as relacionadas aos períodos de licença-maternidade ou afastamento médico. Segundo Marcello, esses períodos contam para o cálculo, sendo o empregador responsável pelo pagamento integral do 13º salário.

“No tocante ao afastamento por doença, quando o auxílio-doença é comum, o período de afastamento não conta para a base de cálculo da gratificação natalina; assim, o empregado recebe apenas o valor proporcional ao tempo efetivamente trabalhado. No entanto, em caso de afastamento para gozo de auxílio-doença acidentário, o período de afastamento conta para fins de cálculo do 13º salário, e o valor é pago diretamente pela empresa”, esclarece.

Já em situações que envolvem a demissão do empregado, o recebimento dependerá da forma como o contrato foi rescindido. “Caso o empregado seja demitido sem justa causa, peça demissão ou tenha o contrato rescindido pelo término do prazo contratual, ele receberá a gratificação natalina proporcional aos meses trabalhados. Entretanto, em caso de demissão por justa causa, o pagamento do 13º salário proporcional e, consequentemente, da segunda parcela, é indevido”, conclui Marcello.

Sobre Martorelli Advogados: Fundado em 1983, é um escritório full service com presença em Recife, Maceió, São Paulo, Salvador, São LuísBrasília e Teresina – e atuação nas áreas cível, empresarial, trabalhista, tributária, energia e ambiental. Reconhecido por aliar tradição, excelência técnica e inovação, o escritório investe em tecnologia de ponta, como o sistema de inteligência artificial BOB, para otimizar a gestão jurídica e a prevenção de litígios. Com uma equipe multidisciplinar e políticas sólidas de diversidade e inclusão, Martorelli Advogados entrega soluções jurídicas alinhadas às necessidades de grandes empresas e ao dinamismo do ambiente de negócios.  

 

Imagens relacionadas

Marcello Burle_Martorelli Advogados
Marcello Burle_Martorelli Advogados
baixar em alta resolução

 

XCOM Agência de Comunicação Martorelli Advogados

Xcom Informações para a imprensa
XCOM - Agência de Comunicação da SIQUAL® WFM:
Isabelle Bonizzi / isabelle.bonizzi@xcom.net.br / (11) 96436-5456
Claudio Monteiro / claudio.monteiro@xcom.net.br / (11) 98970-4477
Deborah Slobodticov / deborah.slo@xcom.net.br / (11) 98829-7900

 

 







PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE