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Planejamento e comunicação ajudam empresas a evitar prejuízos no fim do ano, dizem especialistas


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08/12/2025 09h41

Planejamento e comunicação ajudam empresas a evitar prejuízos no fim do ano, dizem especialistas

Employer Recursos Humanos


Planejamento e comunicação ajudam empresas a evitar prejuízos no fim do ano, dizem especialistas

Revisar a folha mensalmente e usar sistemas de gestão confiáveis evita falhas e pagamentos indevidos

Com a chegada do fim do ano, as empresas se preparam para cumprir as principais exigências trabalhistas do período. O planejamento antecipado impacta o fluxo de caixa e garante o cumprimento das obrigações legais.

Esse foi o alerta dos especialistas que participaram da oitava edição do Employer Live, webinar promovido pela Employer Recursos Humanos. Segundo eles, organizar e manter a comunicação entre setores é essencial para evitar falhas, mesmo diante das datas-limite previstas em lei. 

O encontro reuniu Jaqueline Becker (consultora e professora), Shirlei Zanette (gerente de BPO) e Vlademir Gonzales (especialista em Direito e Processo do Trabalho e autor do livro Guia Prático da Folha de Pagamento Sem Sofrimento).

"Planejar rotinas mesmo com data-limite é essencial. O óbvio precisa ser lembrado, já que a falta de organização compromete serviços contratados e a operação da empresa,", disse Jaqueline Becker.

Além da tecnologia, revisar a folha de pagamento mensalmente é indispensável para garantir cálculos corretos do 13º salário e das férias. Um sistema de gestão eficiente ajuda a integrar dados e reduzir erros manuais, inconsistências e retrabalhos.

De acordo com Shirlei Zanette, também é importante extrair relatórios periódicos e analisar o que já foi processado. Isso assegura que os descontos aplicados na folha estejam corretos e compatíveis com a realidade de cada colaborador.

Férias: de quem é a decisão final sobre o período?

A definição sobre o período de férias cabe à empresa, que pode conciliar e acordar com o empregado. No entanto, a decisão final é da organização. Segundo Vlademir, as empresas precisam programar o uso das férias, considerando tanto a ausência do trabalhador quanto o impacto financeiro.

“Essa programação afeta diretamente a operação da empresa, exigindo alinhamento entre todos os setores. Programar para receber alerta de férias é um dos pontos que tem mais eficácia, evitando pagamentos duplicados”.

Nesse contexto, o setor de Recursos Humanos atua como suporte essencial aos demais setores, oferecendo orientação e apoio no planejamento e controle das férias. Além disso, o próprio RH também precisa se organizar e planejar as férias de seus colaboradores.

“É importante que o próprio RH planeje as férias dos seus colaboradores, assegurando que sua atuação estratégica não seja comprometida durante os períodos de ausência”, é o que afirma Jaqueline.

Final de ano é hora de contratar? Entenda!

O acompanhamento das movimentações da empresa ao longo do ano impacta diretamente a folha de pagamento, lembra Shirlei Zanette. Atualizações constantes evitam retrabalhos e garantem que os processos estejam em conformidade com a legislação trabalhista.

No período do 13º salário, contratações, demissões ou alterações na jornada podem gerar custos adicionais para as empresas. Por isso, o cuidado na gestão é ainda mais necessário, alerta Vlademir Gonzales.

Para saber mais sobre o tema, assista a oitava edição do Employer Live no Palco Virtual da Employer Recursos Humanos.

Sobre a Employer Recursos Humanos     

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.    

 





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