PUBLICIDADE

JTI é reconhecida em duas premiações de sustentabilidade no Paraná e no Rio Grande do Sul


PUBLICIDADE

09/12/2025 09h30

JTI é reconhecida em duas premiações de sustentabilidade no Paraná e no Rio Grande do Sul

Ricardo de Sousa


A JTI foi reconhecida em duas importantes iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil. A empresa recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Selo Clima Paraná – Nível A, certificação máxima concedida pelo Governo do Estado do Paraná. Além disso, foi agraciada pela primeira vez com o Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade (PGS), iniciativa da AKVO ESG que destaca organizações referência em práticas ambientais, sociais e de governança no Rio Grande do Sul.
 
 
As condecorações reforçam o compromisso da JTI com a gestão climática, o uso eficiente de recursos e a atuação sustentável nas regiões onde está presente.
Selo Clima Paraná: certificação máxima pelo segundo ano
A cerimônia do Selo Clima Paraná ocorreu no dia 2 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, com premiação dupla para as unidades de operação de tabaco em folha e unidade de Market da companhia no Estado. A JTI foi representada por Cristian Santos, gerente de Segurança e Meio Ambiente, Guilherme Oliveira, analista de EHS, Andreza Cunha, supervisora do Centro de Distribuição e Gabriel Costa, coordenador do Centro de Distribuição.
A certificação é concedida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e integra o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas. O Selo possui quatro níveis de excelência (de A a D) e a JTI alcançou novamente a classificação Nível A, a mais alta do programa.
Este é apenas o segundo ano de participação da empresa, que já estreou em 2024 recebendo a certificação máxima. A JTI está entre as 308 iniciativas reconhecidas em 2025 por priorizar práticas ambientais consistentes e transparentes na administração privada e pública.
Para conquistar o selo, a JTI apresentou cases alinhados à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ao avanço das boas práticas ESG, como:
  • Energia solar integrada à planta industrial;
  • Sistema de captação de água da chuva;
  • Gestão de resíduos com 99% dos materiais reciclados;
  • Novo Ecoponto customizado para ampliar destinação correta;
  • Iniciativas que estimulam a redução de GEE em toda a cadeia produtiva.
Segundo a Sedest, a edição de 2025 foi a maior da história, com 313 inscritos, crescimento de 70% em relação ao ano anterior, entre empresas privadas, instituições públicas e municípios paranaenses participantes do Selo Clima Paraná-Cidades.
“É uma grande satisfação para a JTI receber novamente o Selo Clima Paraná na categoria máxima. Esse reconhecimento reforça a importância da atuação do poder público e das iniciativas privadas no estímulo à adoção de práticas sustentáveis e nos motiva a seguir aprimorando nossos processos. Trabalhar pela sustentabilidade é trabalhar pelo futuro da sociedade, e esse selo comprova que estamos no caminho certo”, declarou Cristian Santos, gerente de Segurança e Meio Ambiente da JTI.
Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade: reconhecimento inédito à atuação no RS
 
A JTI também foi agraciada com o Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade (PGS), em cerimônia realizada no dia 05 de dezembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Desde 2024, premiação reconhece instituições que se destacam por iniciativas alinhadas aos princípios ESG, abrangendo os setores de indústria, comércio e serviços.
O PGS, organizado pela AKVO ESG e com apoio, entre outros, do Governo do Estado do RS e Famurs, está alinhado à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa realiza diagnósticos ESG detalhados, analisa evidências apresentadas pelas empresas e concede selos e premiações nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante. O objetivo é valorizar organizações que demonstram compromisso real com práticas sustentáveis e gerar impacto positivo nas comunidades e no ambiente de negócios do estado. A JTI recebeu classificação Diamante, atingindo a pontuação máxima em todos os requisitos nos pilares de Governança, Social e Meio Ambiente.
Representando a JTI na cerimônia, Marco Silva, gerente de ESG, ressalta a relevância do reconhecimento. “O Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade chancela nossa visão de futuro: atuar de forma responsável, com impacto positivo e com foco em uma sociedade mais sustentável. Ser reconhecida simultaneamente em dois estados onde temos operações, no Paraná, pelo Selo Clima, e no Rio Grande do Sul, pelo PGS, reforça o compromisso da JTI com práticas socioambientais consistentes e com o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes”, pontuou Marco. Além de Marco, Sirlei Kloppel, supervisora de Projetos ESG também esteve presente no evento.
Relevância das premiações
Tanto o Selo Clima Paraná quanto o Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade valorizam organizações que adotam práticas baseadas em evidências e que conseguem demonstrar avanços concretos na mitigação de impactos ambientais, na transparência de processos e na governança corporativa.
Entre os principais objetivos dos programas estão:
  • Reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa;
  • Incrementar a transparência e o monitoramento climático;
  • Fortalecer o compromisso público com práticas ESG;
  • Valorizar empresas que contribuem para o desenvolvimento regional;
  • Incentivar políticas públicas e privadas alinhadas à Agenda 2030;
  • Ampliar a visibilidade e competitividade das organizações.
Nos últimos dez anos, o Selo Clima Paraná reconheceu mais de 400 organizações, enquanto o PGS se consolida como uma das principais iniciativas de reconhecimento sustentável do Sul do país, com crescente adesão e aprimoramento técnico. Neste ano de 2025 foram 45 participantes.
Com duas certificações relevantes e complementares, a JTI reforça sua estratégia de sustentabilidade baseada em evidências, inovação e compromisso regional. Os reconhecimentos obtidos no Paraná e Rio Grande do Sul sublinham o avanço da empresa na gestão climática e sua atuação integrada às políticas públicas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre a JTI

A JTI, integrante do Grupo JT, é uma empresa internacional moderna e dinâmica, movida pela busca constante por qualidade e inovação. Presente em mais de 130 mercados, a companhia desenvolve e comercializa produtos de tabaco e nicotina para consumidores adultos.

A JTI é proprietária global das marcas Winston e Camel, respectivamente o segundo e o terceiro maiores cigarros combustíveis do mundo. Seu portfólio inclui ainda marcas internacionais como MEVIUS e LD. A empresa também atua na categoria de Produtos de Risco Reduzido, com o dispositivo de tabaco aquecido Ploom e as bolsas de nicotina Nordic Spirit.

Com sede em Genebra, Suíça, a JTI conta com mais de 46 mil colaboradores e recebeu o título de Global Top Employer pelo décimo primeiro ano consecutivo, em 2025. No Brasil, são mais de 1,5 mil colaboradores em 09 Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de cerca de 12 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, Djarum e Camel, essa última também exportada para a Bolívia. Saiba mais em www.jti.com/brasil.

 

Marco Silva, gerente de ESG, e Sirlei Kloppel, supervisora de Projetos ESG, representantes da JTI no Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade Andreza Cunha, Gabriel Costa, Cristian Santos e Guilherme Oliveira representaram a JTI na cerimônia de premiação do Selo Clima Paraná


 

 







PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE