12/12/2025 06h19
Rota Agro Norte: Expresso Porto terá investimentos de R$ 210 milhões
Obra vai alavancar transporte de grãos do Centro-Oeste e Norte do país
A Rota Agro Norte, traçado em Rondônia que se estende por 686 quilômetros de Rondônia, na BR-364, receberá 34 quilômetros de pista adicional pela chamada Expresso Porto, projeto de expansão da BR em Porto Velho em direção ao porto. Na última quinta-feira, 11, a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres sinalizou a possibilidade de antecipar para 2026 a obra, necessária para o transporte de carga da produção agrícola do Centro-Oeste e Norte do Brasil, com investimento previsto de R$ 210 milhões.
Um estudo da Esalq reforça a necessidade de ampliar a intermodalidade no transporte de cargas — uma demanda antiga do Arco Norte, corredor logístico que inclui o terminal hidroviário do Rio Madeira, em Porto Velho.
Nesse contexto, a Rota Agro Norte, projeto conduzido pela concessionária Nova 364, terá 34,5 quilômetros de pista nova que compõem o Expresso Porto, interligando a BR-364, no km 693, à Estrada Penal (RO-005), ao Terminal Bertolini Cujubim e ao Terminal Amaggi.
Se antecipada para o próximo ano, a construção da Expresso Porto vai incluir a execução de sete acessos que vão eliminar travessias em nível na rodovia; 220 metros de barreiras acústicas, seis rotatórias alongadas e um dispositivo de acesso e retorno.
A concessionária também prevê a construção de três Pontos de Parada e Descanso (PPDs), oferecendo conforto e estrutura adequada aos caminhoneiros. Além disso, o contrato de concessão contempla faixas adicionais, duplicação de 107 quilômetros, e dispositivos que eliminam travessias em nível, promovendo mais fluidez ao tráfego.
Perspectivas
Empresários e entidades representantes da logística e do agronegócio veem boas perspectivas com a viabilidade das obras do Expresso Porto.
Adelio Barofaldi, presidente da Associação Pan Amazônia e da Associação dos Pecuaristas de Rondônia, enfatiza a diversidade agrícola do estado, produtor do café, cacau, peixe, carne, leite, da variedade de frutas e hortaliças, mas também da via arterial que a BR-364 e o Expresso Porto representam para o escoamento da produção de grãos no Centro-Oeste e Norte do Brasil.
“Acelerar as obras da Expresso Porto vai trazer uma enorme economia e trazer a evolução que tanto esperamos na BR-364 que vai se traduzir na segurança viária e, ao mesmo tempo, oferecer ao transportador uma nova perspectiva ao tirá-lo de uma estrada de terra de quase 34 quilômetros que, muitas vezes, acarreta em prejuízos por problemas mecânicos e outros transtornos”, afirma.
Para Barofaldi, a área urbana de Rondônia também terá um salto na mobilidade. “Ao tirar o fluxo de caminhões da Avenida Jorge Teixeira, o rondoniense vai ter alívio nos deslocamentos por esta importante via para o município”, conclui.




