PUBLICIDADE

Parceria entre Plastic Bank e cooperativa de Manaus vai coletar 2,4 milhões de garrafas plásticas na capital


PUBLICIDADE

15/12/2025 08h14

Parceria entre Plastic Bank e cooperativa de Manaus vai coletar 2,4 milhões de garrafas plásticas na capital

Renata Nalim


 

 

        Coletores associados à AMAR, em Tarumã, receberão EPIs e bonificação por cada quilo de material entregue, gerando incremento de renda;

        Iniciativa conjunta entre a Plastic Bank e a SC Johnson já financiou a coleta de mais de 389 milhões de garrafas e apoiou mais de 4 mil catadores no Brasil.

 

A Plastic Bank Brasil e a SC Johnson firmaram uma parceria para impedir que o equivalente a 2,4 milhões de garrafas plásticas cheguem aos rios e igarapés da Amazônia no próximo ano. A iniciativa, que envolve a associação AMAR, no Tarumã, em Manaus, prevê a coleta de 48 toneladas de plástico até o fim de 2026 e o pagamento de bônus aos coletores, acima dos valores praticados pelo mercado. A ação faz parte de uma estratégia mais ampla de expansão na região Norte, voltada ao fortalecimento das comunidades de coleta, ao aumento da geração de renda e à redução da poluição plástica.

 

A Plastic Bank, fintech social que utiliza a reciclagem como ferramenta de combate à pobreza, e a SC Johnson, uma das principais fabricantes globais de produtos de limpeza doméstica e outros itens de consumo e uso profissional, atuam juntas no Brasil desde 2019, ano em que a Plastic Bank iniciou suas operações no país. A parceria já viabilizou a coleta de mais de 389 milhões de garrafas plásticas no Brasil, gerando renda extra a coletores no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Globalmente, a colaboração com a SC Johnson já resultou na coleta de mais de 5,81 bilhões de garrafas plásticas em países como Brasil, Indonésia, Tailândia e Filipinas.

 

Agora, as duas empresas colaboram com a coleta em Manaus, onde a SC Johnson possui uma fábrica, em um movimento conjunto para expandir os pontos de coleta na região Norte do país. Além do pagamento dos bônus, a parceria vai viabilizar obras e melhorias de infraestrutura na AMAR, incluindo o reparo da prensa utilizada, e fornecer EPIs (equipamentos de proteção individual) aos coletores.

 

Manaus está entre os três municípios com os índices mais baixos de saneamento básico no Brasil e figura como a sexta capital com os piores resultados em destinação correta de resíduos, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Grande parte do lixo descartado irregularmente vai parar nos igarapés e no Rio Negro, sendo o plástico um dos principais componentes desse cenário de poluição. A estratégia das companhias é gerar impacto socioambiental positivo em uma localidade estratégica, no coração da Amazônia.

 

— Na COP30, os olhos do mundo se voltaram para a Amazônia e para o desafio urgente da poluição plástica. Mais do que discursos, precisamos de soluções duradouras, que protejam tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais. Ampliar a atuação em Manaus por meio de parcerias como esta nos permite integrar ao nosso ecossistema trabalhadores que impulsionam mudanças reais — afirma o diretor de Operações da Plastic Bank no Brasil, Ricardo Araújo.

 

A AMAR é uma associação formada por 16 catadores que, juntos, coletam cerca de três toneladas de plástico por mês. A Plastic Bank e SC Johnson têm como objetivo aumentar esse volume em 25%, inserindo o ponto de coleta em um ecossistema totalmente rastreável, que garante mais segurança e retorno financeiro para quem vive da reciclagem. Todas as transações ao longo da cadeia de reciclagem são registradas na plataforma digital da Plastic Bank, protegida por tecnologia blockchain, o que garante transparência, rastreabilidade e o pagamento digital dos bônus aos catadores.

 

A AMAR é liderada por Irineide Souza de Lima, de 54 anos, que herdou de seu pai, José Chaves de Lima, a paixão pela reciclagem. José esteve entre os catadores que trabalhavam no antigo lixão de Manaus e, após o fechamento do local, a Prefeitura passou a enviar materiais recicláveis diretamente para as casas dos catadores. A família de Irineide começou a separar os materiais em casa, até que ela decidiu estruturar formalmente a associação.

 

— Aqui, o plástico não é visto como descarte; é sustento e possibilidade. Quando o trabalho é reconhecido e remunerado de forma justa, a gente ganha condição de permanecer na atividade com dignidade, e isso transforma as vidas de várias famílias da nossa comunidade — afirma Irineide.

 

A SC Johnson já superou suas metas de redução de plástico para 2025 antes do prazo, diminuindo em 33% o uso de plástico virgem desde 2018 e alcançando 25% de conteúdo reciclado em suas embalagens. A partir desses progressos, a empresa avança rumo a novos compromissos para 2030, alinhados ao Global Commitment da Ellen MacArthur Foundation e ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que incluem atingir 55% de conteúdo reciclado, 90% de embalagens recicláveis e reduzir em 55% o uso de plástico virgem em relação ao ano-base de 2018.

 

 

Sobre a Plastic Bank

A Plastic Bank é uma fintech social com um programa global de coleta de plástico que

ajuda a erradicar a pobreza através da reciclagem de resíduos plásticos.

 

Coletores recolhem plástico do meio ambiente para trocar por uma renda maior e acesso a benefícios sociais. O plástico é reciclado e transformado em matéria-prima para ser reutilizado em produtos e embalagens.

 

Pessoas e empresas reduzem sua pegada ambiental e apoiam comunidades de coletores por meio de um programa de impacto. Os membros têm acesso a ferramentas para monitorar e compartilhar o seu impacto com seus clientes e expandir seus negócios. Coleta rastreável, garantia de renda e relatórios verificados são oferecidos por meio de uma plataforma segura com blockchain.

 

A Plastic Bank tem sede no Canadá e operações nas Filipinas, Indonésia, Brasil, Egito e

Tailândia. PlasticBank® e Plástico Social® são marcas registradas da The

Plastic Bank Recycling Corporation.

 

Saiba mais em plasticbank.com.

 

 

Sobre a SC Johnson

Fundada em 1886 e sediada em Racine, Wisconsin - EUA, a SC Johnson acredita que um

mundo mais sustentável, saudável e transparente que inspire pessoas e crie

oportunidades não é apenas possível – é nossa responsabilidade.

 

Uma herança de inovação e decisões ousadas e transparentes é o motivo pelo qual

nossos produtos de alta qualidade e marcas icônicas – incluindo OFF!®, Exposis®,

 

Raid®, Glade®, Windex®, Scrubbing Bubbles®, Ziploc®, Mrs. Meyers Clean Day®,

method®, Autan®, Baygon®, Mr Músculo®, Pato®, Lysoform® e muito mais – estão em

residências, escolas e empresas em praticamente todos os países do mundo.

 

Como uma empresa global e orientada por propósitos, estamos comprometidos em

tornar o mundo um lugar melhor hoje e para as gerações futuras. Isso significa trazer

incansavelmente nossa experiência em ciência, inovação e parcerias para lidar com

algumas das questões ambientais e de saúde mais prementes do mundo, como reduzir

o desperdício de plástico e erradicar a malária. Em todo o mundo, usamos nossos

recursos para desbloquear maiores oportunidades econômicas e educacionais para

pessoas e comunidades onde o acesso pode ser limitado, mas a curiosidade e o

potencial são ilimitados.

 

No Brasil, a SC Johnson iniciou suas atividades em 1935, quando o líder da terceira

geração, H.F. Johnson, viajou ao país para a Expedição Carnaúba, no Ceará, e entrou no

mercado brasileiro em 1937. A empresa tem um escritório no Rio de Janeiro, uma fábrica

em Manaus e um centro de distribuição em Cajamar, São Paulo.

 

Veja como a SC Johnson é uma Empresa de Família Trabalhando Por Um Mundo Melhor

visitando scjohnson.com ou juntando-se a nós no Facebook, Twitter, LinkedIn,

Instagram, YouTube e TikTok.

 

 

Informações à imprensa - Plastic Bank - Doze+:

Camila Nogaroli - 21 99871 4669 - camila.nogaroli@dozemais.com.br

Dóris Duque - 21 98813-7226 - doris.duque@dozemais.com.br

Renata Nalim - 21 98196 1399 - renata.nalim@dozemais.com.br

 

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE