- mell280
01/01/2026 06h00
Ano novo chega com novas regras para aposentadoria. Saiba o que muda
Avanço automático da reforma da Previdência eleva idade mínima e pontuação exigida e reduz chances de aposentadoria antecipada
As regras para aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar mais rígidas a partir de 1º de janeiro de 2026, com a entrada em vigor de nova etapa das transições criadas pela reforma da Previdência de 2019.
As mudanças não dependem de nova votação no Congresso Nacional nem de iniciativa do governo federal, pois elas estavam previstas na Emenda Constitucional nº 103 e passam a valer de forma automática, elevando gradualmente as exigências para quem ainda não conseguiu se aposentar.
Na prática, o efeito direto é o adiamento da aposentadoria para milhares de trabalhadores. Quem não cumpriu os requisitos até o fim de 2025 terá de trabalhar mais tempo e atingir critérios mais altos para acessar o benefício, ou seja, a cada ano, a reforma atrasa um pouco a linha de chegada, reduzindo as possibilidades de aposentadoria precoce e prolongando a permanência no mercado de trabalho.



