08/01/2026 16h05
Em carta a Lula, Lewandowski relata motivo para pedido de demissão
Ministro da Justiça e Segurança Pública deixa cargo nesta sexta-feira (9/1). Pedido foi motivado por “razões de caráter pessoal e familiar”
Na carta de demissão entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, justifica seu pedido de desligamento por “razões de caráter pessoal e familiar”.
O documento foi entregue ao petista nesta quinta-feira (8/1) no Palácio do Planalto, pouco antes do evento que marcou os três anos dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro. A oficialização da exoneração de Lewandowski será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (9/1).
“Sirvo-me do presente para, respeitosamente, apresentar o meu pedido de exoneração do cargo de Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, por razões de caráter pessoal e familiar, a partir de 9 de janeiro de 2026“, diz a carta.
No pedido, o ministro afirma ter conviccção de que exerceu “as atribuições do cargo com zelo e dignidade, exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias das circunstâncias pelas quais passamos”.



