09/01/2026 06h00
[Especialista] Caso Master reacende debate sobre uso de governança e riscos reputacionais para empresas e instituições
Investigações recentes envolvendo a contratação de influenciadores digitais para atacar instituições públicas reacenderam o debate sobre governança, compliance, risco reputacional e uso estratégico de comunicação digital por organizações públicas e privadas. O caso amplia a discussão sobre os limites entre marketing de influência, comunicação institucional, manipulação de narrativa e possíveis impactos legais, financeiros e reputacionais — especialmente em um ambiente cada vez mais regulado e sensível à transparência.
O tema também chama atenção de empresas e investidores, uma vez que decisões mal estruturadas na esfera de comunicação e influência podem gerar efeitos diretos em valor de marca, relações com reguladores, confiança do mercado e processos de fusões e aquisições, onde riscos não financeiros ganham peso crescente nas análises.
Para comentar esse cenário, Franklin Tomich, fundador e CEO da Accordia, especialista em M&A, inteligência artificial aplicada às finanças e avaliação de riscos estratégicos, pode abordar:
- Como riscos reputacionais e de governança entram hoje no radar de investidores, conselhos e processos de M&A.
- O impacto de estratégias de comunicação controversas na avaliação de empresas, especialmente em setores regulados.
- De que forma práticas associadas a influenciadores podem gerar passivos ocultos que afetam valuation e due diligence.
- O papel da governança, da transparência e do compliance na mitigação de riscos não financeiros.
- Como dados, IA e analytics vêm sendo usados para mapear riscos reputacionais antes de decisões estratégicas.
O porta-voz está à disposição para entrevistas por e-mail ou vídeo-chamada.
Sobre a Accordia
A Accordia é a primeira M&A Tech do Brasil que oferece soluções digitais para players do mercado de M&A, automatizando, em tempo real e online, toda a modelagem contábil e financeira, projeções de demonstrativos e elaboração da avaliação de empresa. Também dispõe de produtos com algoritmos de IA para detecção de fraudes e manipulações contábeis, além de soluções para prever falências ou insolvência de empresas.




