PUBLICIDADE

Empresários veem no Decola oportunidade para inovar com foco em resultado e gestão


PUBLICIDADE
  • mell280

06/02/2026 07h33

Empresários veem no Decola oportunidade para inovar com foco em resultado e gestão

Entre as empresas participantes, a expectativa é de crescimento com mais organização interna

Stephanie Romero


 
 
A expectativa de aplicar inovação de forma prática, fortalecer a gestão e preparar as empresas para crescer de maneira estruturada é o que move os empresários selecionados para o Programa Decola Empresas, lançado na quinta-feira (29) em Mato Grosso do Sul. A iniciativa vai acompanhar 120 empresas dos setores de varejo, saúde e turismo ao longo de oito meses, com mentorias especializadas e foco em resultados.

Para Ricardo Santucci, da ARX Resultados Exponenciais, o principal diferencial do Decola está na mudança de mentalidade do empreendedor. Atuando com inovação, transformação digital e capacitação de pessoas, ele avalia que o programa ajuda a romper a ideia de que inovação é algo distante da realidade das micro e pequenas empresas.

“A gente vê muito engajamento em trabalhar o mindset do empreendedor, fortalecer essa visão de que inovação gera resultado para o negócio. Micros, pequenas e médias empresa também conseguem acessar inovação e ter retorno com isso”, afirma. Segundo ele, a conexão com ecossistemas de inovação é outro ponto estratégico do programa.

Com experiência prévia no Estado, a empresária Andréa Garanovski de Paula, também da ARX Resultados Exponenciais, destaca que o Decola contribui para ampliar o entendimento sobre o conceito de inovação.

“Inovação nem sempre está ligada só a dinheiro, gasto ou tecnologia. Ela pode estar em processos, em modelos de negócio e em novas formas de atuar. O programa ajuda o empresário a enxergar essas possibilidades”, avalia.

Entre as empresas participantes, a expectativa é de crescimento com mais organização interna. O CEO da Avelino Imóveis, André Avelino, afirma que o programa chega em um momento importante da trajetória da empresa, que completa 13 anos.

“A empresa cresce, mas sempre tem pontos de gestão, processos e cultura para melhorar. Acho que o Decola vai ajudar não só na inovação, mas no alinhamento da equipe, no posicionamento da empresa e na evolução do negócio como um todo”, diz. Para ele, o impacto deve refletir tanto em resultados financeiros quanto em engajamento interno.

O Programa Decola Empresas é uma iniciativa do Senac MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, tecnologia e Inovação (Semadesc). As empresas foram selecionadas por edital e participarão de duas etapas de mentoria, somando mais de 60 horas de acompanhamento especializado, com foco na aplicação prática da inovação.

A palestra de abertura foi ministrada pelo especialista em inovação Allan Costa, que ressaltou que inovação vai além da tecnologia.

“Hoje não existe negócio competitivo sem inovação. E inovação depende muito mais de mentalidade do que de tecnologia. O Decola traz essa aplicação prática, objetiva, focada em resultado, que é o que importa para o empresário”, disse.

As empresas selecionadas iniciam agora o ciclo de mentorias. Interessados em futuras edições do programa podem manifestar interesse pelo e-mail decola@ms.senac.org.br

O Sistema Comércio MS é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, IPF e Sindicatos. É presidido por Edison Araújo. A entidade é administrada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

#Esportes

#Natureza

#Mundo
#Brasil
#Gente
#Entretenimento

#Legislativo 

#Cidades





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE