PUBLICIDADE

Ataque hacker envia alerta extremo de "misantropia" para celulares


PUBLICIDADE

20/06/2026 09h30

Ataque hacker envia alerta extremo de "misantropia" para celulares

Defesa Civil informou que acionará a Polícia Federal para investigar disparo de mensagem irregular

Por Clara Farias


 Em Corumbá, a Defesa Civil também pediu tranquilidade à população. Em comunicado publicado nas redes sociais, o órgão afirmou que "não há alerta extremo vigente relacionado a essa mensagem" e orientou os moradores a manterem a calma, evitarem a disseminação de boatos e acompanharem apenas os canais oficiais.

 
Em nota oficial, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil informou que a plataforma "Defesa Civil Alerta" foi desativada por volta de 1h30 após sofrer uma invasão. Segundo o comunicado, uma pessoa sem vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil teria realizado remotamente o envio indevido da mensagem.
 
O órgão explicou que o alerta disparado foi classificado como "extremo" e continha apenas a palavra "misantropia": termo utilizado para definir aversão ou ódio à humanidade. A avaliação preliminar é de que o sistema tenha sido alvo de um ataque hacker.
 
 
A Defesa Civil Nacional informou ainda que a Polícia Federal será acionada para investigar o caso. O sistema permanecerá fora do ar até que as condições de segurança sejam restabelecidas e a operação possa ser retomada sem riscos de novos acessos indevidos.
 
Pelo canal Direto das Ruas, leitores relataram susto com o alerta disparado durante a madrugada. Uma moradora contou que o som foi emitido em volume muito alto, mesmo com o aparelho configurado para o modo silencioso. "Meu celular estava no silencioso. O do meu esposo estava tocando alto, mas ele não recebeu o alerta, somente eu. Achei muito estranho", relatou.
 
 
Nas redes sociais e em mensagens enviadas à reportagem, o episódio também gerou reações bem-humoradas. O leitor Diego de Paula ironizou o conteúdo da mensagem ao comentar que "a Defesa Civil não gosta dos seres humanos". Já Rubens de Almeida disse ter sido despertado pelo alarme repentino. "A Defesa Civil tá matando todo mundo do coração", afirmou.