PUBLICIDADE

Sindicato Rural Abre inscrições para o Programa Negócio Certo Rural


PUBLICIDADE
  • mell280

16/02/2011 12h00

Sindicato Rural Abre inscrições para o Programa Negócio Certo Rural

Sindicato Rural Abre inscrições para o Programa Negócio Certo Rural

Assessoria


Programa foi lançado em MS no último dia 10 de fevereiro

O Sindicato Rural de Maracaju em parceria com o SENAR e SEBRAE, abre as inscrições para a segunda turma do Programa Negocio Certo Rural. Voltado para os pequenos produtores rurais, suas famílias e trabalhadores do meio rural, o programa visa promover a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo do produtor e de sua família.

Este programa auxiliará os produtores na melhoria de negócios já existentes ou na implementação de novos negócios na propriedade. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) realizou no dia 10 de fevereiro o lançamento oficial do Programa Negócio Certo Rural em Mato Grosso do Sul. A capacitação será oferecida em 19 municípios do Estado. Nesse primeiro semestre já estão formadas 30 turmas com 900 produtores rurais.

Para o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o conteúdo disponibilizado pelo curso oferece estímulo e informações àqueles que necessitam de aprendizado em empreendedorismo rural. “A aula mais a consultoria é uma capacitação muito rica. O produtor consegue avançar. Nós o preparamos para sobreviver no mundo capitalista”, avaliou.

O Programa é voltado também ao público jovem do campo como forma de amenizar o êxodo rural. “As cidades não agüentam mais esse inchaço. Temos a preocupação de capacitar também esses filhos de agricultores. É importante compreender que o mercado é dinâmico”, acrescentou Estanqueiro.

O superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, destacou que o objetivo é fazer um diagnóstico das propriedades, fazendo com que o produtor analise as possibilidades de negócios. “Levamos até a propriedade o conhecimento e a partir da estrutura que cada produtor já tem, estimulamos a busca de novas idéias. O objetivo não é apresentar a solução pronta, mas fazer com que o próprio produtor identifique pontos positivos e negativos e tome a decisão que fará do seu pequeno negócio uma atividade lucrativa”, apontou.

O Programa, lançado em 2009, possui sete etapas totalizando 36 horas de capacitação nas quais os produtores vão receber orientação de planos de negócios e formalização de empresas, além de noções de mercado. A iniciativa funciona pelo método de consultoria realizada em propriedades, assentamentos e associações rurais por meio da parceria com os sindicatos rurais.

Ao final da cerimônia de lançamento, os representantes do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro e o gerente de agronegócios, Marcus Rodrigo de Faria e superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, assinaram um termo de cooperação entre as instituições para a realização do projeto no Estado. “Vai ser um marco na gestão de propriedades. O agronegócio é o que movimenta o Estado”, ressaltou Estanqueiro.

O lançamento do projeto aconteceu na Casa Rural, sede do Senar/MS e contou com a presença dos sindicatos rurais envolvidos nas turmas montadas neste primeiro semestre, dos instrutores que vão ministrar os cursos no interior e de representantes dos parceiros do programa – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar).

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE