PUBLICIDADE

Manifestantes denunciam crise na saúde de Três Lagoas com a falta de oncologistas


PUBLICIDADE

22/06/2011 15h30

Manifestantes denunciam crise na saúde de Três Lagoas com a falta de oncologistas

Érika Moreira, de Três Lagoas


Familiares e pacientes, em tratamento no Instituto Auxiliadora de Combate ao Câncer (IACC), estiveram na manhã desta terça-feira (21), em frente à sede do Legislativo Municipal de Três Lagoas. Com cartazes, o grupo fez a manifestação para denunciar a falta de médicos especializados em oncologia e a precariedade no atendimento aos pacientes com câncer, no Município.

Eles foram encaminhados para o gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Nuna Viana (PMDB). O grupo, formado na maioria por mulheres, informou ao parlamentar que muitos pacientes estão passando mal, ou sem acesso à quimioterapia, por conta da demissão de dois médicos que atuavam no IACC.

O grupo também procurou o Ministério Público, devido à necessidade de acompanhamento e atendimento de pacientes. “Parou a quimioterapia, tem pessoas em uma situação séria e difícil”, informou a manifestante Vera Lúcia Marques.

Vera Lúcia disse que a Secretaria de Saúde já foi informada da situação. “Os funcionários do IACC disponibilizam atendimento com clínico geral aos pacientes, mas isso não resolve. Nossos familiares se recusam a ser tratados com médicos não especializados”, desabafou.

Membros do grupo também afirmaram que o importante é dar continuidade ao tratamento, não recomeçá-lo, uma vez que, teria sido feita a contratação de um médico de Araçatuba (SP) para que o tratamento de oncologia não seja interrompido. No entanto, o profissional não ficaria na cidade.

Nuna se comprometeu a buscar informações sobre o caso, junto à direção do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, bem como, na Secretaria Municipal de Saúde. “Temos que ouvir os dois lados. Vamos convocar alguém do hospital, da Secretaria de Saúde, para ver o que pode ser feito. Desde já afirmo que os 10 vereadores irão até a prefeita para repassar a situação, para que tudo seja resolvido o quanto antes”, enfatizou o presidente do Legislativo Municipal.

O vereador Jorge Martinho (PMDB), durante o protesto, entrou em contato com a diretoria do Auxiliadora. Segundo Martinho, o hospital informou que irá convocar os pacientes que estes possam realizar o tratamento de quimioterapia nesta quarta-feira (22).

Assessoria de Comunicação
Pacientes e parentes alegam que o tratamento foi interrompido no Hospital Auxiliadora

Contudo, alegou que o setor de oncologia ainda passa por mudanças e que ainda estão buscando soluções para a falta de médicos especialistas.   





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE