PUBLICIDADE

Em agenda na região norte do Estado, secretário adjunto visita Coordenadoria Regional de Educação, em Coxim


PUBLICIDADE
  • mell280

25/03/2019 08h26

Em agenda na região norte do Estado, secretário adjunto visita Coordenadoria Regional de Educação, em Coxim

Adersino Junior (SED).


 Visita faz parte de um cronograma que irá envolver todas as Coordenadorias de Mato Grosso do Sul e que também prevê reuniões com lideranças locais, em cada região.

O secretário adjunto de Estado de Educação, Edio Castro, acompanhado do superintendente de administração das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), Juari Lopes, deu início à uma série de visitas aos municípios do interior do estado que abrigam cada uma das CREs de Mato Grosso do Sul. A primeira visita ocorreu na última quinta-feira (21.03) no município de Coxim.

Denominada como CRE-4, a Coordenadoria é responsável por atender também os municípios de Pedro Gomes, Sonora, Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro e São Gabriel do Oeste. Ao todo, são 20 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), com cerca de 15 mil alunos na rede de atendimento.

Para a coordenadora da Regional, Maira de Quevedo Bosa, a reunião com técnicos, professores formadores, supervisores de gestão escolar e técnicos em avaliação e gestão, foi de extrema importância. “A visita do secretário adjunto, averiguando a nossa situação, nossas demandas, dificuldades, conhecendo equipe e realizando um planejamento futuro, nos deixa em situação muito mais confortável”, disse Maira.

Secretário adjunto da SED, Edio Castro, e superintendente das Regionais, professor Juari Lopes, ao lado da equipe da CRE-4, de Coxim.

Professor Edio Castro disse que retornou à origem. “Minha primeira formação foi de técnico agrícola, filho de servidora pública da Escola Lima de Figueiredo, em Maracaju. Tive a grata oportunidade na mesma escola, na qual fui alfabetizado, ser professor leigo e, após formar em pedagogia, ser professor, coordenador e diretor. Segui na política, como vereador, chefe de gabinete, coordenador especialista, chefe de comunicação do governo e agora, na educação, como secretário adjunto, me sinto confortável em poder construir com todos e dividir situações para melhoria da educação estadual”, menciona Edio.

O secretário adjunto mencionou que deixa para equipe do CRE-4 sua experiência a disposição para construir, juntos, uma gestão pública educacional voltada para melhoria na qualidade de ensino. “Somos o meio do processo educacional, o fim é o aprendizado de nossos estudantes da REE. Este estreitamento proporcionará uma integração para que possamos atingir este objetivo”, completou.

A professora formadora de linguagens, Justina Paiva, ficou otimista com a reunião. Apesar da formalidade, ela disse que a conduta informal da tratativa foi interessante. “Saber que temos um gestor com uma vasta experiência e acessibilidade nos deixa em situação confortável, com toda certeza a parceria para enfrentar os desafios será importante para todos”, disse.

Dia foi de reuniões e muito diálogo com gestores e lideranças locais.

Para o Superintendente de Administração das Regionais de Educação, professor Juari Lopes, as reuniões com coordenadores, formadores e técnicos das regionais de todo Estado conduzirá de forma dinâmica um planejamento futuro na Rede Estadual de Ensino. “Ao abordarmos assuntos pertinentes à pasta, pontuando, juntamente com imediatos, averiguando problemas ‘in loco’ e traçando estratégias para solucionar as demandas de cada região, com estreitamento e fortalecimento entre a SED e as CREs em todo Mato Grosso do Sul”, destacou Juari.

Lideranças locais

O estreitamento da gestão pública não fica apenas no universo escolar, mas passa pelo fortalecimento com poderes públicos municipais. O secretário adjunto também participou de reunião com a secretária Municipal de Educação, Raquel Singh, juntamente com os vereadores Sinval Batista (PSDB), Dinalva Mourão (PSDB), Lucimar Barbosa de Oliveira-Careca (PRB), Ódes da Silva (PP), Adelson Januncio de Lima (PTB).

De acordo com Raquel, a visita do secretário adjunto foi pertinente para ajustar demandas e abordar questões necessárias e de bem comum das redes de ensino. “Com o regime de colaboração, estreitamento de demandas e troca de experiências, quem ganha é o estudante coxinense e de toda região, pois a busca do aprender é único, independente do aluno ser da Rede Estadual ou Municipal”, declarou a gestora.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE