PUBLICIDADE

Com jacaré empanado no coco, jantar reúne chefs que liberam receitas práticas


PUBLICIDADE

16/05/2019 14h57

Com jacaré empanado no coco, jantar reúne chefs que liberam receitas práticas



 Com requinte e impecável recepção feita por alunos da Associação Juliano Varela, o jantar em comemoração aos 25 anos da instituição foi repleto de emoção e pratos inéditos criados especialmente para a data.

Com deliciosas entradas e pratos principais, o que mais chamou a atenção foi utilização de ingredientes típicos da culinária sul-mato-grossense. Um dos fundadores e membro da diretoria, Felipe Gregório Queiroz, de 56 anos, pediu bis do cardápio. “Para nós é uma alegria imensa essa reunião de chefs no evento. Somos gratos pela recepção e por todos que vieram. Eu provei quase todos os pratos e, realmente, eles têm o dom de Deus e está tudo excelente. Com já deu certo queremos continuar todos os anos”, disse.

O evento realizado na Adepol marcou o primeiro encontro de Chefes de Mato Grosso do Sul e rendeu receitas que Lado B anotou algumas para vocês.

Além do tradicional macarrão de comitiva, um dos primeiros pratos a esgotar, a Chef Dedê Cesco juntou o pintado empado a uma salada de folhas e vinagrete de maracujá. “Com muitas folhas e pintado empanado, temos a abobrinha frita, vinagrete de maracujá, coração de alcachofra, legumes e tomate cereja. Para montar é tudo a gosto”, frisou.

 
Felipe, um dos fundadores e membro da diretoria, Felipe Gregório Queiroz, de 56 anos, pediu bis do cardápio. (Foto: Paulo Francis)
 
Além do tradicional macarrão de comitiva, um dos primeiros pratos a esgotar, a Chef Dedê Cesco juntou o pintado empado a uma salada de folhas.
(Foto: Paulo Francis)
 

O chef de cozinha paulistano André Chowk, já conhecido pelo risotto de sobá, levou o tradicional caldo de mandioca com carne seca e lançou no evento a sobremesa “Mil folhas de mandioca com consomé de abacaxi”.

Anote aí: 1 kg de mandioca in natura fatiada da forma mais fina que conseguir

1 litro de leite de coco
1 lata e creme de leite
1 lata de leite condensado
100 gramas de coco ralado

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e reserve. Para montar você deve cobrir a forma com as fatias de mandioca e despejar parte da mistura líquida de forma intercalada, como se fosse montar um pavê. Depois levo ao forno até dourar, cerca de 30 minutos. Para o consomé, você deve misturar em uma panela, o suco concentrado do abacaxi, com duas xícaras de açúcar e mexer até engrossar. Na hora de servir jogue em cima da porção. Simples, rápida e para qualquer comemoração ou evento. 

 
André lançou no evento a sobremesa “Mil folhas de mandioca com consomé de abacaxi”.(Foto: Paulo Francis)
 
Sobremesa Mil folhas de mandioca é novidade em Campo Grande.  (Foto: Paulo Francis)
 

Com uma junção gastronômica regional, o Chef Cleyton Danillo apresentou o “Segredos do Pantanal”. Ele brinca que o nome foi dado por seu mestre, o Chef Laudir. “O prato envolve todos os itens da nossa comida tradicional, mas o nome foi nosso mestre (Laudir) quem deu”, pontua.

Anote aí: 5 bananas da terra
½ kg de filé mignon
cebola
queijo
requeijão
farinha de mandioca
manteiga
ervas e castanhas

Modo de preparo: Você vai assar as bananas até a casca abrir e depois bater no liquidificador até obter uma massa homogênea. Numa panela coloque uma colher de manteiga, as bananas batidas, o requeijão e o queijo. Mexa e reserve. O filé mignon deve ser cortado em medalhão na espessura de 3 dedos. Com um pouco de manteiga e erva sele-o e deixe ao ponto. Para a farofa, use a criatividade com o que tiver em casa. Pode colocar bacon, calabresa, cebola, castanha e banana e, por fim, monte o prato. A receita serve duas pessoas.


 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE