PUBLICIDADE

Doadora de medula óssea do MS ajuda a salvar vida de americano


PUBLICIDADE

13/01/2011 07h17

Doadora de medula óssea do MS ajuda a salvar vida de americano

Doadora de medula óssea do MS ajuda a salvar vida de americano

Mariangela Yule de Queiroz


          Campo Grande (MS)- Roseli Maria Cervi Kohl, de 55 anos, moradora da cidade de Coxim, fez doação de medula óssea internacional a um americano, no início desta semana, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Gaúcha de Faxinal do Soturno, Roseli reside em Mato Grosso do Sul há 31 anos. Em 2008, ela fez o cadastro voluntário no Redome na cidade de Coxim, por meio de uma campanha de doação. Roseli conta que no fim do ano de 2010, recebeu a ligação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), localizado no Rio de Janeiro (RJ), de que poderia ajudar a salvar a vida de uma pessoa estrangeira, caso confirmasse a vontade de doar, de acordo com o cadastro realizado em 2008. “Fiquei muito emocionada com a ligação da equipe do Inca e desde então eu e minha família torcemos muito para a confirmação da compatibilidade e para o sucesso de todo o procedimento”, diz.

Em novembro ela foi chamada pela equipe de médicos do Hospital de Clínicas da UFPR para a realização de alguns exames. “Neste primeiro contato fiquei admirada com toda a estrutura do setor de medula óssea, que funciona no Hospital da UFPR”. Após o fim de ano ela recebeu a confirmação de que realmente poderia ser doadora e que a sua compatibilidade é de uma em um milhão, já que não é parente do receptor.

No dia 3 de janeiro, Roseli e o marido foram a Curitiba para realizar os exames necessários. Durante seis dias a rotina foi de muitas consultas e exames para que nos dias 10 e 11 de janeiro acontecesse a coleta de células tronco do sangue e a doação ao norte-americano. “Tudo é muito seguro, não há risco algum”, diz a doadora. Sobre o receptor as informações são mínimas. “Sabemos que a doação foi feita a uma pessoa americana e que pesa 106 quilos”, resume.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE