PUBLICIDADE

Incidência de cheques sem fundos aumenta em julho, informa Serasa


PUBLICIDADE

22/08/2011 13h30

Incidência de cheques sem fundos aumenta em julho, informa Serasa

Valor Online


 O percentual de cheques devolvidos (2ª devolução) por falta de fundos em relação ao total de compensados cresceu em julho, quando foram devolvidos, 1,99% dos cheques compensados em todo o país, contra 1,93% em junho, apontou o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em julho de 2010, por sua vez, houve 1,74% de devoluções.

Na relação entre os acumulados também houve elevação no percentual de cheques sem fundos. De janeiro a julho deste ano foram 1,94% de devoluções, ante os 1,86% verificados em igual período de 2010.

 

O aumento verificado em julho, na comparação com junho, "decorre das vendas parceladas com cheque pré-datado no Dia dos Namorados", destacam economistas da Serasa, acrescentando que "os juros altos, em razão da política monetária restritiva para controle da inflação, estimularam a volta dos parcelamentos no pré-datado."

 

De janeiro a julho, Roraima, com 11,95%, foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos e São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual, 1,47%. Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos sete primeiros meses de 2011, com 4,08%, e o menor percentual foi verificado no Sudeste, com 1,58%.

 

Segundo a Serasa, no acumulado do ano as datas comemorativas do varejo tiveram bom desempenho de vendas, e por isso houve uso mais intensivo de cheques pré-datados no período. "Por essa razão, aumentaram os cheques sem fundos também no acumulado de janeiro a julho de 2011", avalia a instituição.








PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE