PUBLICIDADE

UBS anuncia corte de 3.500 vagas para reduzir custos


PUBLICIDADE

23/08/2011 12h30

UBS anuncia corte de 3.500 vagas para reduzir custos

Revista Veja


 Sede do banco UBS, na Basileia - Suíça

Lucro trimestral do UBS caiu pela metade (Divulgação)

O banco suíço UBS anunciou o corte de cerca de 3.500 postos de trabalho, na tentativa de reduzir seus custos em 2 bilhões de francos suíços (2,5 bilhões de dólares) para fazer frente à queda em seu lucro, aumento na regulação e desaceleração do crescimento econômico.

O UBS disse que espera registrar despesas de cerca de 550 milhões de francos suíços decorrentes de reestruturação com os planos de redução de custos, com 450 milhões de francos das despesas computadas já no terceiro trimestre de 2011, segundo nota divulgada pelo banco.

No mês passado, o UBS informou que seu lucro líquido do segundo trimestre caiu pela metade e que a elevação na exigência de capital e o ambiente regulatório mais rígido na Suíça, somados à piora nas perspectivas econômicas, significam que pouco provavelmente o banco irá atingir as metas de lucro para três e cinco anos estabelecidas em 2009.

A área de banco de investimento irá sofrer a maior parte dos cortes, com 45% do total de 3.500 dispensas estimadas, enquanto a área de administração de ativos e a unidade bancária na Suíça responderão por 35% dos cortes.

Os bancos suíços também são atingidos pela valorização do franco, que atingiu sucessivos recordes de alta contra o euro e contra o dólar nas últimas semanas e levou o Banco Nacional da Suíça a cortar o juro para próximo de zero e inundar o mercado com liquidez para frear a demanda de investidores pela moeda.

O Credit Suisse disse no mês passado que pretende reduzir em 4% seu quadro de funcionários para minimizar os gastos após o resultado desapontador do segundo trimestre. "As medidas anunciadas hoje foram estabelecidas para melhorar a eficiência operacional e o UBS continuará a ser vigilante na administração de seus custos, ao mesmo tempo, comprometido em investir em áreas de crescimento", disse o banco.

(Com Agência Estado)





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE