PUBLICIDADE

‘Cansado de polarização, eleitor resolveu ir para eixo da extrema direita’, diz Reinaldo


PUBLICIDADE

19/01/2019 11h19

‘Cansado de polarização, eleitor resolveu ir para eixo da extrema direita’, diz Reinaldo

Richelieu Pereira


 Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta quarta-feira (16), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez uma avaliação sobre o fracasso da candidatura do PSDB à presidência da República, a ascensão de Jair Bolsonaro (PSL) como candidato da extrema direita, e voltou a defender o que chama de reformas estruturantes.

Para o chefe do Executivo de Mato Grosso do Sul, o fim da hegemonia na disputa entre PT e PSDB, que durou 24 anos, ocorreu devido ao cansaço dos eleitores, o desejo de mudança, e que seu partido, o PSDB, “não soube apresentar um discurso sintonizado com aquilo que a população entendia como prioridade”.

“A alternância de poder é natural das democracias no mundo todo. O Brasil teve de fato um longo período de uma disputa entre dois partidos. O Fernando Henrique ficou dois mandatos consecutivos. O Lula e a Dilma ficaram três mandatos e meio. Isso é muito tempo. Existia um cansaço da população nessa polarização. […] E o eleitor resolveu mudar, indo mais para um eixo da extrema direita, que é o que o Bolsonaro representou”, avalia Reinaldo.

Em uma autocrítica, o governador tucano diz que foi “um grande erro” seu partido ter participado da gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB). “Eu entendia que o PSDB deveria aprovar todas as reformas, por se tratarem de medidas importantes para o país, mas não deveria ocupar ministérios, ocupar cargos, até para manter a sua autonomia”, diz.

Reinaldo defende uma reciclagem de lideranças no ninho tucano, que segundo ele, está vinculado ao eixo Minas Gerais-São Paulo, por conta da disputa entre José Serra, Alckmin e Aécio Neves.

“O partido e suas lideranças não olharam o Brasil. Sempre reclamamos das nossas votações no Nordeste, mas nunca falamos pro nordestino como uma política de partido. Nós nunca olhamos o eixo Norte-Centro Oeste. Então, é o momento de fortalecer o partido, falar com essas regiões das quais nos distanciamos e trazer novas lideranças, trazer novas cabeças para a executiva e sair desse eixo”, explica.

Sobre a gestão de Jair Bolsonaro, a quem apoiou no segundo turno das eleições, Reinaldo diz que pretende apoiar a pauta das reformas e ajudar o governo, sem negociar cargos.

“Daremos apoio à pauta Brasil. Sem reforma da Previdência, sem desburocratização, sem reforma tributária, sem um novo pacto federativo, não tem saída, não vai ter milagre pro país avançar. O Bolsonaro já deu o tom e nisso concordamos plenamente: menos Brasília e mais Brasil”, voltou a dizer o governador de MS.

A entrevista completa pode ser conferida ao clicar aqui.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE