PUBLICIDADE

Padre Reginaldo Manzotti boletim informativo semanal


PUBLICIDADE
  • mell280

05/08/2020 17h17

Padre Reginaldo Manzotti boletim informativo semanal



 

 
 

Filhos e filhas,

Estamos no mês de agosto, com o Evangelizar em Casa, pedindo que a Sagrada Família liberte a minha família do mal. Decidimos focar na família, pois é da família que nasce todas as vocações. Mas antes de começarmos nossa reflexão sobre vocação é necessário sabermos o que esta palavra significa. A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. Todos nós somos chamados a algo, a dar um sentido para a vida.

Muitos questionam: Qual a diferença entre vocação e profissão? Embora, vocação e profissão se articulem, não podemos reduzir a vocação ao dom nato, a aptidão que cada um tem para determinado trabalho. Vocação inclui a vida total, contém o propósito de seguir e servir. A vocação possui a dimensão da abertura ao próximo, à solidariedade. É a dimensão que se dá na relação do homem na transformação do mundo.

Profissão é a carreira que a pessoa escolhe livremente para seguir e desenvolver em uma ou mais atividades, visando remuneração ou ganho pessoal. A profissão pode ser mudada de acordo com o mercado de trabalho ou a vontade de cada indivíduo. A vocação é uma proposta de Deus ao homem, mas este é livre para acolher ou rejeitar.

Nas Sagradas Escrituras, encontramos grandes exemplos de vocação. Abraão é um vocacionado de Deus. Ele escuta a voz de Deus que chama: “Parte da tua terra, da tua família e da casa de teus pais para a terra que eu te mostrarei” (Gn 12,1). E, Abraão aos 75 anos, se desinstala e vai para onde o Senhor o envia.

No Livro do Êxodo encontramos a vocação de Moisés. Deus chama Moisés (pelo nome) numa chama de fogo, do meio de uma sarça que ardia, mas não se consumia. E ele responde prontamente: “Eis-me aqui”. (Ex 3,1-15). E, Moisés vence a gagueira, usando seu irmão como intérprete. Assume sua vocação e se torna o libertador do povo oprimido. (Ex 3,1-15; 4,1-17; 6,2-13: 6,28-30; 7,1-7).

O primeiro livro dos Reis narra a vocação de Elias, que deixa a corte para viver no meio do povo. Na sua vocação de profeta, Elias fala em nome de Deus, denuncia as injustiças, age na defesa dos pobres (1Rs 18.19).

Sobre a vocação de Jeremias, a narrativa é belíssima e mais uma vez mostra que o medo e as limitações humanas são inerentes à vocação. Jeremias, que ainda no seio materno foi constituído profeta para as nações (cf. Jr 1,5), de tanto medo, apela para o não saber falar, por ser apenas uma criança (cf. Jr 1,6), depois vai dizer: “Seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir”, demonstrando como compreendeu o mistério da vocação em sua vida (cf. Jr 20,7).

E não podemos falar de vocação sem falar de Maria, a vocacionada do Pai, a cheia de graça. Solicitada por Deus, ela se dispôs inteiramente: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo tua palavra!” (Lc 1,26-38). E se torna o modelo de vocação perfeita.

A exemplo de Nossa Senhora, que tenhamos a graça de vivermos plenamente a nossa vocação.

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

 
 
 
 
 
 
 
 

Padre Reginaldo Manzotti preside Santa Missa de abertura do Mês Vocacional

No último domingo, 02 de agosto, Padre Reginaldo Manzotti presidiu a Santa Missa de abertura do Mês Vocacional, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR).

Agosto é o mês em que a Igreja celebra as vocações, sendo cada domingo dedicado a uma delas. O primeiro domingo do mês é dedicado às vocações sacerdotais, o segundo domingo, à vocação matrimonial, no terceiro, celebramos a vocação à vida consagrada e, no quarto, a vocação do cristão leigo na Igreja.

 
 
 

Agenda: 

  • 07 de agosto - Live do Dia dos Pais - YouTube - Curitiba (PR);
  • 09 de agosto - Santa Missa do Dia dos Pais - Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas - Curitiba (PR);
  • 09 de agosto - 'Drive Thru' da Sagrada Comunhão Eucarística  - Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas - Curitiba (PR);
  • 26 e 27 de setembro - V Festa de Jesus das Santas Chagas - Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas - Curitiba (PR).

Para a agenda completa, acesse o site padrereginaldomanzotti.org.br.

 

Acompanhe o Pe. Reginaldo Manzotti nas redes sociais.

 Facebook 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE