PUBLICIDADE

Covid-19: Maracaju 'zera' fila de internados e vagas de taxa de ocupação de leitos no município.


PUBLICIDADE

23/08/2021 13h41 - Atualizado em 23/08/2021 18h25

Covid-19: Maracaju 'zera' fila de internados e vagas de taxa de ocupação de leitos no município.

Hosana de Lourdes


Secretário de saúde Thiago Caminha durante entrevista

 Há três semanas sem registrar leitos ocupados e pacientes esperando mais de 24 horas por atendimento no quadro de Covid-19, o município de Maracaju zerou a fila de espera por esse tipo de vaga. 

 
Outro indicativo da redução da demanda por leitos na capital é a taxa de registro de casos notificados na cidade, que passou ter uma média neste mês de agosto na primeira quinzena os registros de casos confirmados tem ficado na média abaixo de 5, registrando apenas nos dias 03/08 - 09 casos confirmados e no dia 09/08 – 11 casos confirmados. 
 
Enquanto em 08 de agosto o município não registrou nenhum caso de covid 19, mantendo apenas 04 pacientes internados em Hospital de Referência em Campo Grande, esta sexta-feira (13/08) o secretário municipal de saúde Thiago Caminha confirmou as informações ao portal tudodoms
 
 
 
 
O diretor clinico da Associação Beneficente Maracaju, médico Marcel Rizetti Barbosa, lembrou dos dias tristes até o final de julho. Que a queda com a vacinação deu uma resposta muito boa para a situação hospitalar. Segundo o médico relatou dos 60 leitos existentes no Hospital Municipal chegou a ter ocupado 27 desses somente com pacientes de covid 19.
 
“Foi um trabalho difícil, onde todo empenho realizado tivemos uma boa resposta. Considero também que as medidas tomadas a vacinação bem adiantada chegando já aos 17 anos, fez com que estes resultados positivos acontecessem, estamos com os internamentos de covid 19 zerados desde o dia 08 de agosto,” confirma o médico Marcel ao tudodoms.Médico diretor clinico do ABM Maracaju Marcel Rizete Barbosa
 
 
 
 
O médico lembra que todo esse trabalho foi uma força tarefa em conjunto com a prefeitura municipal, através da secretaria de saúde, equipe de vacinação, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, “nós tivemos a colaboração de todos os trabalhadores da saúde, trabalharam incansavelmente, vivemos dias tensos, com pacientes encaminhados para outros estados e Campo Grande e aqui quero agradecer a todos que contribuíram para que hoje atingíssemos esses resultados,” finalizou.
 
 
 
 
 
O prefeito Marcos Calderan (PSDB), comemorou os dados e as informações, lembrando que agora é possível respirar após a explosão de casos registrado no município neste primeiro semestre de 2021.  “Mais um dado que evidencia a redução do ritmo da pandemia em Maracaju, é a redução de internamentos.
 
 
 
 
 
Chegamos a ter todos os leitos ocupados e encaminhando pacientes para outros estados e para Capital, comparando os meses de janeiro a julho, graças ao trabalho realizado e os investimentos que recebemos além da nossa equipe da saúde trabalhar incansavelmente na vacinação, estamos com, o grau de risco para transmissão de Covid-19 na cidade controlado”, disse Marcos Calderan.Prefeito Marcos Calderan (PSDB) que acompanha de perto a vacinação em Maracaju
 
O secretário municipal de saúde Thiago Olegário Caminha, lembrou que o principal motivo para a desaceleração da pandemia no município é o avanço da vacinação. “Fizemos todo um esforço desde a busca pelas vacinas em Campo Grande, por determinação, do prefeito Marcos Calderan, atingimos a meta de um dos municípios que cumpre o calendário de vacinação com rigor, por diversas vezes antecipamos do calendário:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nesta primeira quinzena de agosto, já estão sendo vacinadas as pessoas a partir de 18 anos. E a grande novidade é que a partir deste final de semana  vamos imunizar os jovens de 17 anos de idade. Isso trará a nossa comunidade e também ao sistema de saúde um alento, nossa esperança aumenta com a oportunidade de imunizarmos à população mais jovem . 
 
 
 
 
Queremos até o final deste mês alcançar a marca de 85% da população vacináveis já imunizada com a primeira dose. A expectativa é que, quanto mais a vacinação avance, mais os efeitos positivos serão percebidos, na redução de casos, internações e óbitos gradativamente em cada faixa etária,” disse Thiago Caminha.
 
 
 
Prefeito Marcos Calderan e secretario Thiago Caminha acompanhando a vacinação.
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE