PUBLICIDADE

Capacitação em fruticultura tropical: Banana é o tema da próxima edição


PUBLICIDADE
  • mell280

22/10/2021 11h58

Capacitação em fruticultura tropical: Banana é o tema da próxima edição

Juliana Caldas (MTB 4861/DF)


 

-

A banana será o tema de mais uma edição do evento de Capacitação em Fruticultura Tropical. A palestra técnica será realizada na próxima terça-feira (26) e ficará a cargo do pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Amorim. Ele vai tratar das cultivares, do sistema de produção e do mercado. A transmissão será pelo canal da Embrapa no Youtube, a partir das 9h.

“A bananicultura é uma cadeia muito diversificada a começar pela amplitude de seu cultivo no país, da diversidade de produtores e de variedades. A gente deseja que os produtores, técnicos e gestores aproveitem a capacitação, pois ela é sempre muito bem-vinda para promover e estimular o cultivo da forma mais correta e com as melhores oportunidades”, enfatiza o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Aldo Trindade. A Unidade localizada em Cruz das Almas (BA) é parceira da Embrapa Cerrados e, devido ao trabalho conjunto entre as duas instituições, já foi possível recomendar excelentes cultivares e sistemas de produção para potencializar o cultivo da banana no Cerrado.

Segundo Fábio Faleiro, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados e coordenador do evento, existem muitas demandas por ações de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia sobre a cultura da banana na região do Cerrado. “A cultura da banana é muito importante para essa região porque existem milhares de pequenos e médios fruticultores que tem essa fruta como uma excelente fonte de renda. Certamente, temos a possibilidade de ampliar as áreas de cultivo e o número de produtores porque a região tem condições de solo e clima favoráveis. Nesse sentido, as parcerias entre as unidades da Embrapa, Emater e os fruticultores são estratégicas”, afirmou.

A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), em parceria com Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Programação já concluída
A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) em 29 de junho. 

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foram apresentados por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra ocorreu no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado. 

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho (RS). No dia 20, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta. 

No dia 08 de setembro, o assunto tratado foi Frutas temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido (PE). 

No dia 21 de setembro, o tema foi Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura, com o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia.

A última palestra tratou no dia 5 de outubro do tema Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados.

Também estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:
Abacate: instruções técnicas para cultivo comercial - Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 3 de novembro
Goiaba: instruções técnicas para cultivo comercial - Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 16 de novembro
Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção - Fábio Faleiro (Embrapa Cerrados) – 30 de novembro
Abacaxi: cultivares, sistemas de produção e mercado - Aristóteles de Matos – Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 14 de dezembro
Manga: instruções técnicas para cultivo comercial - Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 18 de janeiro de 2022

 

Serviço:
Palestra: Banana – cultivares, sistema de produção e mercado
Quando: 26 de outubro, às 9h
Onde: Canal da Embrapa no YouTube

 

 
 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE