PUBLICIDADE

Qual o melhor momento para adquirir um carro


PUBLICIDADE

07/12/2021 16h09

Qual o melhor momento para adquirir um carro

Maria Eduarda de Souza Padilha


 

Carros são bens extremamente úteis nos nossos dias. Eles servem não apenas para facilitar nossa locomoção, mas também são usados em diversas atividades profissionais. 

Considerando essa importância, o consumidor precisa estar atento a alguns detalhes antes de adquirir um carro, incluindo qual a melhor época para realizar a compra. 

Neste artigo nós trataremos desse tema e ainda daremos outras dicas valiosas para quem deseja adquirir um veículo novo ou usado.

O que saber antes de comprar um veículo 

Antes de adquirir um veículo, o consumidor precisa avaliar as suas necessidades e se o produto escolhido atende corretamente a elas. 

Ou seja, não basta ter o dinheiro e encontrar um carro por um bom preço. É preciso pesquisar bastante e não sucumbir à primeira oferta que parecer interessante.

Entre os itens que devem ser considerados estão: ano de fabricação, modelo, estado de conservação, o tamanho do porta-malas, a eficiência no uso de combustível, o tipo de combustível compatível, a facilidade de arranjar peças de reposição, a cor (algumas são mais recomendadas na hora de revender), acessórios como ar condicionado, freio ABS e sensor de estacionamento, etc.

Mas é claro que o preço é um fator muito importante. E o mercado automobilístico apresenta características particulares que devem ser consideradas para encontrar o veículo mais adequado pelo preço mais adequado. É sobre isso que falaremos a seguir.

Qual a melhor época para comprar um carro?

Você talvez já tenha ouvido falar sobre determinadas épocas do ano em que é mais recomendado comprar um carro, devido aos preços estarem mais baixos. E elas realmente existem. 

De modo geral, de setembro a fevereiro é possível encontrar veículos com preços mais baixos, mas as razões para isso variam ao longo desse período.

Setembro e outubro são os meses que as montadoras mais escolhem para realizar lançamentos de novos modelos ou gerações de carros. Por conta disso, é comum encontrarmos promoções desses modelos ou gerações, que depois podem aumentar de preço. 

Mas o maior efeito dos lançamentos é fazer com que as concessionárias e proprietários particulares queiram se livrar o mais rápido possível dos modelos antigos, para adquirir os novos, e por isso, fazerem promoções nos antigos e usados.

Novembro e dezembro, por sua vez, são meses bastante agitados no comércio em geral, por conta de datas como a Black Friday e o Natal, e isso se estende ao comércio de carros. É comum achar descontos bem altos nessas datas, tanto em novos como em seminovos, o que faz desses meses os melhores para adquirir veículos.

Em janeiro e fevereiro, entretanto, resta nos estoques aquilo que não foi vendido no fim do ano pelas concessionárias, que fazem descontos justamente para se livrar dos carros sobrantes. 

Outro motivo para os preços caírem nesses dois meses é a baixa procura, já que os consumidores em geral precisam pagar muitas contas, como IPVA e despesas escolares, no início do ano, e por isso acabam consumindo menos.

O meio do ano (junho e julho, aproximadamente) também pode ser destacado como um período interessante para comprar seu novo carro, especialmente se a economia do país e do setor automobilístico não estiverem indo bem. Nesse caso, é possível que as empresas também estejam com veículos “emperrados” nos estoques e façam promoções para negociá-los o mais rápido possível.

Além desses períodos específicos, esteja atento a feirões e promoções que podem acontecer a qualquer momento, variando de montadora para montadora ou de concessionária para concessionária.

Existe uma data no mês recomendada para comprar carros?

Um dia específico talvez não exista, mas o final de cada mês, especialmente a última semana do mês, é bastante recomendado. É nesse momento que as concessionárias, frequentemente, estão aflitas para bater suas metas de venda e tentam negociar o mais rápido possível aqueles veículos que não foram vendidos no início do mês.

Mas atenção, não deixe para o último dia, pois é bem provável que a essa altura as empresas já tenham conseguido se livrar dos carros sobrantes.

Melhores opções financeiras para compra de um veículo

Existem basicamente cinco formas de pagar seu novo veículo: financiamento, à vista, empréstimo,  leasing, CDC e consórcio.

O financiamento e o consórcio são considerados as melhores opções dentre essas. O financiamento está entre as formas de crédito com menor taxa de juros. O consórcio, por seu lado, não conta com taxa de juros, mas com uma taxa de administração paga por cada um dos consorciados, o que faz com que o custo total de aquisição fique bem baixo.

Vale a pena parcelar no cartão? 

Isso dependerá de alguns fatores. O primeiro deles é a possibilidade de parcelar a compra no cartão diretamente com a concessionária. Nesse caso, se a fatura do cartão for paga em dia, não serão cobrados juros, o que tornará o negócio bem vantajoso. Caso haja atraso nesse pagamento, a taxa de juros do rotativo (que é muito superior à de qualquer financiamento) comprometerá as suas finanças.

O consumidor também precisa estar atento à proporção do limite do cartão de crédito que será utilizada para pagar as parcelas. Caso seja muito alta, sobrará pouco para realizar outras despesas.

Uma possibilidade interessante é parcelar apenas uma parte do valor do veículo, como a entrada, e pagar o resto com financiamento. Nesse caso, o consumidor precisa calcular somar as parcelas com o cartão e as parcelas do financiamento e ver quanto da sua renda será comprometida.

Para encontrar o melhor cartão de crédito, recomendamos consultar este catálogo exclusivo do Juros Baixos, contendo os mais diversos cartões do mercado.

Considerações finais

Como você pôde ver, os melhores momentos para se comprar um carro concentram-se entre os meses de setembro e fevereiro, e o final de cada mês também é recomendado. Mas uma dica precisa ser ressaltada: pesquise bem, a fim de encontrar o veículo que melhor se encaixa nas suas necessidades e no seu bolso.

Gostou desse conteúdo? No nosso blog você pode encontrar muito mais. Somos uma plataforma especializada em descomplicar a vida dos brasileiros, com artigos e cursos sobre assuntos financeiros, bem como com ferramentas exclusivas de comparação de crédito e planejamento financeiro.


Metadescription:

Qual a melhor época para comprar um carro? Saiba isso e opções financeiras para o tão sonhado carro próprio.