PUBLICIDADE

Apenas pacientes sintomáticos sintomáticos serão testados contra a covid em Maracaju


PUBLICIDADE

24/01/2022 11h13 - Atualizado em 24/01/2022 12h19

Apenas pacientes sintomáticos sintomáticos serão testados contra a covid em Maracaju

Da redação Guilherme Pires


A partir desta segunda-feira (24), os testes de Covid-19 serão realizados em Maracaju somente nos pacientes que apresentarem sintoma de síndrome respiratória. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Thiago Caminha, em reunião virtual com profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia. “Chega, não dá para a pessoa simplesmente buscar o teste para saber se está ou não contaminado, sem ter ao menos, apresentado algum sintoma. A partir de hoje, a testagem será feita apenas em pacientes que estiverem com sintomas”, pontuou o secretário. Segundo ele, nos últimos dias de drive-thru na cidade, moradores de outros municípios estavam vindo a Maracaju para fazer a testagem, tirando assim, o lugar do próprio maracajuense. Thiago destacou durante a reunião que o momento da pandemia é crítico, principalmente porque cerca de 10% dos servidores da saúde estão afastados devido ao Novo Coronavírus. Quanto aos testes disponíveis, Caminha disse que não falta em Maracaju, mas que os mesmos serão “usados de forma racional, justamente para que não haja falta”.

 

Outra orientação do secretário municipal de Saúde é que os agentes de saúde, enfermeiros e médico orientem a população de forma massiva, a cumprir o isolamento social mesmo que esteja suspeito e, principalmente, depois de confirmado para a Covid-19.

 

Até ontem (23), segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, Maracaju tem um total de 8.250 casos confirmados de Covid-19, sendo que 32 novos entre sábado (22), e domingo. 1.258 maracajuenses estão em isolamento domiciliar e três pessoas seguem internadas, sendo duas em hospital de referência e uma na unidade de Maracaju.