PUBLICIDADE
- mell280
07/05/2024 00h55
Com novidades, ABF anuncia vencedores do Prêmio Destaque Franchising nas categorias ESG, Educação e Fornecedor 2024
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, em discurso de abertura do SEF
Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta
Nova nomenclatura amplia Prêmio Sustentabilidade para ESG, com 4 marcas ganhadoras: Mercadão dos Óculos foi o Vencedor Geral e na dimensão Social; Peça Rara Brechó na Ambiental; Farma & Farma na Governança e Portal Solar na Performance
Prêmio ABF Destaque Franchising Educação foi para Arlan Roque por seu livro “Empreendedores de Coração – Histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso”
Na categoria Fornecedor, a mLabs foi a vitoriosa com o case da Casa do Construtor
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia os vencedores da 28ª edição do Prêmio ABF Destaque Franchising 2024 nas categorias ESG, Educação e Fornecedor. A novidade está na categoria ESG, antes denominada Sustentabilidade, e que a partir deste ano condecora as redes que foram destaque em Social, Ambiental, Governança, Performance e também no Geral, e não mais nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega. Os vencedores foram anunciados na cerimônia de entrega do Prêmio e do Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2024, realizada na sexta-feira (3/5), no Golden Hall do WTC São Paulo.
O objetivo da entidade com a premiação é promover e incentivar o desenvolvimento sustentável do setor, mediante a inscrição de cases pelas marcas associadas. No caso do Prêmio ESG, a ABF visa reconhecer e incentivar as melhores práticas alinhadas aos critérios do SEF, considerando o papel transversal da sustentabilidade ambiental, social e econômica nos negócios, utilizando referências nacionais e internacionais de avaliação. Além dos critérios do Selo, a vitória no Prêmio nessa categoria é alcançada pelas marcas que obtêm a melhor pontuação na Pesquisa de Sustentabilidade (PDS) no negócio, produtos e serviços, processos e fornecedores, e no projeto inscrito.
Representante do Mercadão dos Óculos recebe o Prêmio ESG na categoria Social
O Mercadão dos Óculos (Saúde, Beleza e Bem-Estar) sagrou-se Vencedor Geral e na dimensão Social com o projeto “Olhares do Bem”. A iniciativa visa combater a evasão escolar no Brasil causada pela deficiência visual infantil, oferecendo triagens, consultas oftalmológicas e doações de óculos para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Entre os resultados, a marca atendeu mais de 9,8 mil crianças, doou mais de 3 mil óculos, envolvendo 40 instituições e comunidades em dez estados e 28 municípios.
Representantes do Peça Rara Brechó recebem o Prêmio ESG na categoria Ambiental (Environmental)
Na dimensão Ambiental, a ganhadora foi a Peça Rara Brechó (Moda) – vencedora também no ano passado na antiga categoria Pleno –, com seu case “Vida nova para suas roupas – Mercado de second hand no Brasil”. O objetivo da rede com o projeto é promover a economia circular e a sustentabilidade, incentivando o consumo consciente e dando novo significado a itens sem utilidade, além de reduzir o uso de insumos finitos e promover a utilização de itens de segunda mão. Assim, a franquia conseguiu envolver 95 lojas em todo o Brasil, mais de 5,5 milhões das peças foram trazidas por novos fornecedores e aproximadamente 1 milhão de clientes optaram por elas.
Representante da Farma & Farma recebe o Prêmio ESG na categoria Governança (Governance)
Com o projeto “Gestão do Cuidado”, a Farma & Farma (Saúde, Beleza e Bem-Estar) foi a vencedora na dimensão Governança. Fundamentado em metodologia integrada, o case foca no mapeamento organizacional e na implementação de práticas de cuidado, com base na Holocracia e modelos de desenvolvimento 4.0. Visa, ainda, integrar áreas, aprimorar a comunicação e promover a sustentabilidade social, beneficiando colaboradores da franqueadora e franquias. Entre os resultados alcançados, a rede constatou transformação na cultura organizacional, promovendo integração, cuidado com as pessoas e sustentabilidade socioambiental, redução significativa no consumo de papel e das emissões de CO² em 6.680 toneladas com a prática de reuniões virtuais.
Representante do Portal Solar recebe o Prêmio ESG na categoria Performance
Já na dimensão Performance, a vitoriosa foi a rede Portal Solar (Serviços e Outros Negócios) que apresentou como case a própria estruturação do Portal Solar Franquia. Tendo como missão “democratizar a energia solar no Brasil”, a empresa se apresentou como um grande projeto ESG, como de fato ela é, e sua abertura para o mercado de franquias é um esforço de acelerar sua missão.
Na avaliação dos projetos ESG, a ABF conta com a expertise da DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa.
Arlan Roque recebe o Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria Educação
Educação
O Prêmio ABF Destaque Franchising Educação consagrou vencedor Arlan Roque, administrador de empresas e diretor de Expansão da rede Cacau Show, por seu livro Empreendedores de Coração – Histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso (Literare Books International). Em sua obra, Arlan aborda “desde as motivações dos franqueados ali retratados a tomar a decisão de empreender e escolher o sistema de franquias para sua empreitada (…), sua influência familiar e ambientes que formaram suas bases”, relata. Ainda segundo o autor, um fio condutor na construção do livro é a capacidade que cada franqueado teve de superar os desafios que se apresentaram em suas vidas para chegarem onde chegaram, podendo através disso, trazer com clareza além da inspiração para outros franqueados, franqueadores e empreendedores em geral, a importância do apoio e trabalho conjunto com seus respectivos franqueadores, e como um sistema sólido e sério como é o franchising no Brasil, contribuiu para que trilhassem seus caminhos com valiosos aprendizados e experiências e êxito em suas jornadas.
Representante da mLabs recebem o Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria Fornecedor
Fornecedor
Na categoria Fornecedor, o Prêmio ABF Destaque Franchising foi conquistado pela mLabs com o case “Casa do Construtor + mLabs: o crescimento exponencial da presença digital da Franquia”. De acordo com a empresa, “a partir da adoção da mLabs como solução de tecnologia para a gestão das suas redes sociais, a Casa do Construtor aumentou significativamente sua presença digital e o fortalecimento da marca. O número de publicações cresceu 68% e o de seguidores, 188% no Instagram e 107% no Facebook. O engajamento dos franqueados na plataforma cresceu 85%”. Ainda segundo o fornecedor, o sucesso da adesão facilitou a localização das lojas, com aumento de cliques em solicitações de rota (300%), site (58%) e número de telefone (55%).
De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “reconhecer e premiar as redes de franquias por seu trabalho nas categorias ESG, Educação e Fornecedor é valorizar o próprio franchising brasileiro. Nós, da ABF, temos visto o quanto as marcas estão, cada vez mais, demonstrando seu compromisso com os princípios ESG – ambientais, sociais e de governança –, mantendo suas práticas de capacitação e treinamento de franqueados, porque franchising é educação, e vemos também fornecedores altamente qualificados para atender com excelência o setor, ou seja, todos contribuindo para o fortalecimento do franchising íntegro. As marcas e profissionais vencedores são referência e fonte de inspiração para todo o nosso setor. A todos os vencedores, meus parabéns”, declarou.
veja também
violência política
Tudodoms: MP quer blogueiro preso por espalhar fake news e cometer violência política
Crescimento industrial