PUBLICIDADE

Tudodoms: Agricultores de Maracaju Intensificam plantio de soja com a chegada das chuvas


PUBLICIDADE
  • mell280

22/10/2024 17h14

Tudodoms: Agricultores de Maracaju Intensificam plantio de soja com a chegada das chuvas

Hosana de Lourdes


Plantio de soja em Maracaju


Com a chegada das chuvas, os agricultores de Maracaju aproveitaram as condições climáticas favoráveis para intensificar o plantio da safra de soja deste ano. A área cultivada no município registrou um aumento de 2,1%, totalizando 340.662 mil hectares de soja, consolidando ainda mais Maracaju como líder no cenário agrícola de Mato Grosso do Sul.
 

 

Os números são da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), por meio do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga). Para se ter uma ideia da representatividade do município no estado, Ponta Porã, o segundo maior produtor, conta com uma área de 320.868 mil hectares. Este avanço reflete o empenho dos produtores locais em garantir uma safra promissora, aproveitando ao máximo o período de chuvas que chegou no momento ideal para a plantação.
 

 

As expectativas são de que o município continue a se destacar, com um aumento não apenas na área plantada, mas também na produtividade e qualidade dos grãos colhidos. 

 

 

Produtividade da Soja em Mato Grosso do Sul 

Segundo informações  a produtividade média ponderada de soja em Mato Grosso do Sul atingiu uma das menores marcas nos últimos 10 anos, de acordo com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS). Esse resultado foi fortemente influenciado por condições climáticas adversas, como altas temperaturas e déficit hídrico, que afetaram grande parte do estado, especialmente nas regiões centro e sul. Essas áreas, que juntas representam 84,4% da área plantada de soja no estado, tiveram o potencial produtivo de suas lavouras comprometido.

Os principais municípios produtores de soja, como Maracaju, Sidrolândia, Ponta Porã, Dourados e Rio Brilhante, que respondem por 31% da produção estadual, registraram produtividade variando entre 44,78 e 50,94 sacas por hectare. Esses números refletem os desafios enfrentados pela agricultura local devido às condições climáticas desfavoráveis.

Por outro lado, os municípios da região norte, como Alcinópolis, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste e Sonora, apresentaram um desempenho melhor na produtividade. Esse sucesso é atribuído a condições climáticas mais favoráveis, melhor fotoperíodo e o uso de tecnologias avançadas no manejo da cultura.

Além disso, algumas áreas irrigadas em municípios como Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Brasilândia, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Santa Rita do Pardo também contribuíram para a manutenção da produtividade em algumas regiões. A irrigação nessas localidades tem o potencial de mitigar os impactos das condições climáticas e aumentar o rendimento das lavouras de soja.

Mapa de informações do Siga MS (Aprosoja)

#SojaMaracaju #AgronegócioMS #PlantioDeSoja





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE