PUBLICIDADE
- mell280
26/11/2024 07h29
Tudodoms Exemplo: Professor ‘tirou’ turma da sala para conhecer as riquezas de MS
Grupo se aventurou por 11 cidades repletas de riquezas culturais e tradições de Mato Grosso do Sul
Por Idaicy Solano

Essa é uma história daquelas que provam que a educação vai muito além da sala de aula e se torna transformadora quando conecta o aluno com sua própria cultura e ambiente. Neste ano, um grupo de alunos da Escola Estadual Profª Romilda Costa Carneiro, no município de Alcinópolis, decidiu se aventurar em um roteiro repleto de riquezas culturais e tradições de Mato Grosso do Sul. Ao todo, eles visitaram 11 cidades, onde participaram de festas tradicionais, exploraram algumas das principais rotas de ecoturismo e conheceram parte da história da população afrodescendente do Estado. Tudo isso foi possível graças à ideia de um professor engajado e apaixonado pela educação.
O professor Thierry França Porato, de 35 anos, foi o responsável por guiar a turma nessa jornada e destaca que proporcionar essas experiências aos adolescentes foi algo grandioso, devido à bagagem de conhecimento que agora carregam.
Ele ressalta que, graças ao projeto, batizado de “Andanças”, muitos tiveram uma oportunidade única de se aprofundar nas raízes históricas, culturais e tradicionais do Estado, além de aprender mais sobre os biomas locais.
“Talvez nós não tivéssemos outra oportunidade de conhecer esses lugares e descobrir o que cada um tem de bom. Ao final, conseguimos enxergar que cada cidade tem suas riquezas e sua história, e isso faz com que os estudantes valorizem nosso estado”, explica.
Alunos tiveram contato com povos locais, que ensinaram a cultura em diversos lugares do Estado (Foto: Arquivo Pessoal)
Thierry conta que, durante uma viagem à cidade de Bonito, no Festival de Inverno de 2022, sentiu o desejo de criar um projeto para levar seus alunos a conhecerem as cidades do Estado.

O objetivo era escolher roteiros que incluíssem festivais locais, sítios arqueológicos, monumentos históricos, turismo ecológico e outras experiências que pudessem enriquecer a memória e a cultura dos estudantes.
Nos últimos três anos, a turma teve a oportunidade de explorar e descobrir o que cada município tem a oferecer, desde as riquezas naturais até as festas tradicionais. Ao todo, eles visitaram 11 cidades, incluindo Bonito, onde participaram do Festival de Inverno, realizaram flutuação no Rio Sucuri e no Rio Verde e conheceram as cachoeiras das 7 Quedas e a Fazenda Igrejinha Ecoturismo.

Eles participaram do do Festival da Coxinha e visita a Cachoeira do Rio do Peixe, em Rio Negro; fizeram rapel no Salto Majestoso e Parque das Emas, em Costa Rica; e passeio de caiaque no rio Taquari, em Coxim.
O grupo também percorreu todos os pontos turísticos e sítios arqueológicos de Alcinópolis. A vista ainda rendeu um guia turístico da Rota Rupestre, documentado e elaborado pelos próprios alunos. (confira aqui)

Roteiro também incluiu festas tradicionais (Foto: Arquivo Pessoal)

“Nosso objetivo era conhecer todos os municípios do Estado e aprender mais sobre nossa gente, nossos costumes e principalmente ver a cultura de cada local. Cada cidade trouxe uma imersão na cultura e o mais incrível foi ver o quão diverso Mato Grosso do Sul é”, expressa.
Segundo o professor, um dos locais mais incríveis que visitaram foi as Furnas do Dionísio, em Jaraguari. Lá, ele relata que o grupo experienciou uma verdadeira aula ao ar livre sobre a história e cultura afro. “Ver como as pessoas ainda mantêm as tradições e como valorizam aquele lugar único. E, se não fosse um projeto escolar feito com a dedicação dos alunos, nós não conseguiríamos visitar”, finaliza.

veja também
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul projeta maior crescimento agropecuário do Brasil em 2025, com Maracaju como destaque na produção de grãos
Aniversário Paranaiba