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Presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, lança livro em defesa da livre-iniciativa


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  • mell280

23/12/2024 06h09

Presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, lança livro em defesa da livre-iniciativa

Misael Freitas


Em obra publicada pela Matrix Editoria, líder associativista reforça papel transformador do empreendedorismo na economia brasileira

Com o lançamento do livro A luta pela livre-iniciativa, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, reforça seu compromisso em prol do fortalecimento do empreendedorismo, do associativismo e da liberdade econômica para a construção de um Brasil mais próspero e competitivo.

Na publicação da Matrix Editora, o empresário compartilha vivências de sua trajetória como líder associativista para destacar o papel transformador da livre-iniciativa. A defesa da figura do empreendedor também permeia toda a obra. Cotait é enfático ao afirmar que o país vive a era dos negócios próprios, com mais de 13 milhões de pessoas, movidas por vocação ou por força das circunstâncias, registradas como Microempreendedores Individuais (MEIs).

A história do associativismo, presente em solo brasileiro desde 1811, é revisitada ao longo das páginas, revelando sua importância para a efetividade de avanços comerciais em diferentes áreas. As melhorias na infraestrutura portuária, no atendimento à demanda de exportação cafeeira e na possibilidade de receber pedidos do mundo inteiro são alguns dos exemplos da influência das entidades associativas para iniciativas públicas e privadas.

Segundo Cotait, as associações sempre atuaram na proteção do ambiente de negócios para contornar crises nas finanças, sobretudo em tempos turbulentos da política interna. “As associações são a mais antiga, sólida e legítima instituição representante da auto-organização da sociedade comercial. Nascem de forma espontânea, pela reunião de pessoas com os mesmos interesses, e carregam essa tradição desde o Brasil Colonial”, destaca.

A partir de sua experiência à frente da CACB e em outras posições estratégicas no cenário empresarial e econômico, o autor aborda desafios e oportunidades para quem empreende em um contexto de transformação global, especialmente diante de tecnologias revolucionárias como a Inteligência Artificial. A obra explora ainda temas como inovação, geração de empregos, incentivo para o setor privado e o papel das associações comerciais na defesa dos interesses de milhares de empresas.

Mesclando sua biografia pessoal com ideias para o mercado, Alfredo Cotait Neto compartilha argumentos pela independência empresarial e pela não-interferência do Estado nos projetos empreendedores, ressaltando a importância de um ambiente de negócios livre, onde a inovação e a competitividade possam florescer sem entraves burocráticos.

Além disso, ele reivindica a adoção de um sistema tributário mais justo e menos oneroso para quem abre um estabelecimento ou iniciativa, ressaltando que a redução da carga de impostos sobre os empresários é fundamental para fortalecer a economia como um todo.

A luta pela livre-iniciativa é leitura inspiradora para quem confia no poder da iniciativa privada como força propulsora de um Brasil mais forte. Um lembrete de que a liberdade econômica não é apenas um conceito teórico, mas sim motor essencial para a geração de oportunidades, crescimento sustentável e inclusão social, ao criar um ambiente em que os cidadãos possam prosperar por meio do trabalho e da inovação.

Ficha técnica

Livro: A luta pela livre-iniciativa 
Autoria: Alfredo Cotait Neto 
Editora: Matrix Editora 
ISBN: 978-655-616-480-9 
Páginas: 192 
Preço: R$ 56,00 
Onde encontrar: Amazon, Matrix Editora 

Sobre o autor 

Alfredo Cotait Neto é formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, possui também um mestrado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

Sobre a Matrix Editora  

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br 

 





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