Realizado em novembro e parte de dezembro, o Feirão Serasa Limpa Nome representou a integração de 1.047 empresas, de todos os segmentos, unidas para estancar a inadimplência. Liderado pela Serasa e Febraban, e marcas como Caixa, Banco do Brasil e Sabesp, o mutirão conseguiu proporcionar 10,7 milhões de acordos em menos de dois meses – 36% acima do feirão do ano anterior. Ao todo, 5,1 milhões de consumidores quitaram suas pendências entre novembro e dezembro, obtendo R$ 27,8 bilhões em descontos.
Como provável impacto, o último mês do ano registrou a redução de 276 mil brasileiros no cadastro de negativação. O valor total das dívidas caiu em R$ 6 bilhões, passando para R$ 404 bilhões. O ticket médio de cada pendência também apresentou uma desaceleração de 1,89%, caindo para R$ 1.465,73 em dezembro.
CONTAS BÁSICAS NA CONTRAMÃO
“O esforço valeu a pena e, mesmo que o Mapa da Serasa ainda mostre 73,5 milhões de pessoas em situação de inadimplência, a queda no final do ano mostra que o consumidor quer regularizar suas contas”, diz Aline Maciel, gerente da Serasa.
Na contramão das notícias positivas, porém, as contas básicas de água, luz e gás apresentaram um crescimento de 1,78% em relação ao mês anterior. Os demais motivos habituais de endividamento – bancos, financeiras (empresas de crédito que não são bancos), setor de serviços e o varejo – registraram diminuição.
COMO NEGOCIAR
Mesmo fora do período de Feirão, inadimplentes ainda podem pagar suas dívidas sem sair de casa, pelo aplicativo ou site da Serasa. Ao realizar o pagamento via Pix, é possível ter a baixa da negativação instantânea e a atualização do Serasa Score em tempo real.