- mell280
06/03/2025 07h50
A história de mulheres de 4 segmentos diferentes que impactam muito além de seus negócios através da liderança transformadora
A história de mulheres de 4 segmentos diferentes que impactam muito além de seus negócios através da liderança transformadora
A semana da mulher nos faz refletir e celebrar conquistas femininas ao longo da história, mas além disso, é uma oportunidade para destacar figuras inspiradoras que estão moldando o futuro de uma legião de meninas e mulheres que, assim como elas, sonham em fazer história.
O cargo de CEO, até pouco tempo, era majoritariamente um cargo de homens, assim como outros postos de lideranças no alto escalão dentro das empresas. Para provar que cada vez mais veem ocupando espaços de chefia, selecionamos 4 CEOs de segmentos distintos, que movimentam milhões e são o exemplo de poder e força feminina no mundo corporativo. Cada uma, em sua área de atuação, não apenas lidera com excelência, mas também promove equidade e inclusão em suas organizações.
Segmento: Saúde. Empresa especializada em tratamentos de implante hormonal
A cientista Izabelle Gindri, doutora em Engenharia Biomédica pela UTD (University of Texas at Dallas), farmacêutica e uma das fundadoras e CEO da bio meds prescritorpresa especializada em tratamentos de reposição hormonal. Fundada em 2021, a biomeds Brasil, surgiu com o propósito de entregar ciência, tecnologia e qualidade através de produtos estéreis. Sendo uma empresa de base tecnológica, a bio meds conta com uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros biomédicos e farmacêuticos, que juntos atuam no desenvolvimento de processos e produtos inovadores que garantem ao médico prescritor e ao paciente a melhor opção de tratamento.
“Minha trajetória foi feita de escolhas difíceis, desafios inesperados, mas também de superações e conquistas que me ensinaram a acreditar que o impossível é apenas uma palavra. Ela me ensinou algo muito importante: o caminho nem sempre será fácil, mas cada passo que damos com coragem e confiança nos leva mais perto de nossos sonhos. E, mais importante, nos permite abrir portas para outras mulheres, para outras histórias de transformação.“ Dispara Izabelle.
2. Ana Márcia Sena - CEO Haskell Cosméticos Segmento: beleza. Produtos capilares
Ana Marcia Sena é mineira de Ponte Nova, onde nasceu e cresceu ao lado da família, e antes de criar a gigante dos cosméticos foi cabelereira e teve lojas e distribuidoras do mesmo segmento. Foi somente ao 34 anos de idade, depois de muitas tentativas fracassadas que a Haskell nasceu. A produção do que logo depois se transformaria em Haskel, começou tímida em um dos cômodos da casa de Ana, e foi apenas nos anos 2000, que virou oficialmente uma indústria. Hoje a Haskell está presente em mais de 15 países e emprega, direta e indiretamente, mais de 4 mil pessoas.
''Eu sempre tive um faro poderoso para tendências e inovações, e percebi uma brecha no mercado de cosméticos capilares: o uso de ativos naturais, de alta qualidade e com preços acessíveis. Usei meus conhecimentos da vida na roça sobre ervas e matos e acertei em cheio. Fui uma das pioneiras do Brasil. E uma das bandeiras que mais carrego é da geração de emprego entre os jovens’’. Dispara Ana Márcia, fundadora e CEO da Haskell Cosméticos.
3. Alexandra Casoni
CEO, investidora, brand storyteller, mãe e atleta: a apresentação da empresária depende do contexto no qual estará inserida. Alexandra construiu sua história de sucesso da Flormel, uma das maiores empresas do segmento saudável do Brasil, e é fundadora do Club A, um movimento de educação empresarial exclusivo para mulheres empreendedoras.
“Meus pais fizeram o mais difícil, que foi a base da empresa, os princípios, a raiz. Eu fui os troncos e os frutos. Eu trouxe o fogo e a energia, o entusiasmo de empreender. Muitas mulheres enfrentam o isolamento no ambiente de negócios, então, ter um ambiente de apoio e troca de experiências é fundamental.“ revela Alexandra Casoni.
4. Gue Oliveira - CEO Gue Art Concept e GAC Education
Guecida em Floripa, e moradora do Rio de Janeiro, Gue cabeleireira do mundo no digital, escritora best-seller e idealizadora do famoso quadro "Transformação àsGue Art Concepta 1ª CEO de sucEducation, para focar na linha educacional e oferecer workshopscomo empresária, tem como missão dar protagonismo à mulheres no universo da beleza e impactar ao máximo empreendedores desse segmento nos quatro cantos do Brasil.
O cabelo é apenas o meio para ela transformar vidas. Empresária, cabeleireira, palestrante, dona de ouvidos atentos e sensibilidade super aflorada, ela se orgulha de seus dois empreendimentos de sucesso: O G.A.C Gue Art Concept, salão de beleza de referência no Brasil que é palco de arte, conceito e transformações, e o GAC Education, um projeto educacional que ajuda empreendedores do ramo da beleza a transformarem suas vidas através de mentorias, Workshops e palestras oferecidas por Gue.
“Criei um posicionamento de marca que desatrelava o Gue Oliveira como uma marca pessoal e o GAC como um salão de beleza que também agrega outros profissionais para trabalharem com atendimento. Essa diferenciação ajudou a construir uma identidade única no mercado e atender um público mais diverso por meio do meu negócio. Além disso, criamos o GAC Education, para focar na linha educacional e oferecer workshops presenciais e online. Isso nos permitiu compartilhar conhecimento e construir uma conexão ainda mais forte com o público.” Gue sobre seus negócios.
Não é exclusivo da data, vermos e sentirmos a força feminina se manifestando de diversas formas e em diferentes segmentos. As histórias de Ana, Gue, Izabelle e Alexandra nos lembram que a liderança feminina não é apenas uma questão de igualdade, mas uma necessidade para o desenvolvimento sustentável e inovador das sociedades. São exemplos que apresentam para meninas e mulheres a esperança de um mundo de possibilidades. Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos essas líderes que não só quebram barreiras, mas também abrem caminhos para que outras possam seguir no caminho do sucesso e da liderança. Que suas histórias inspirem futuras gerações de CEOs.