- mell280
30/03/2025 18h34
Nem coxão mole, nem patinho: essa é a melhor carne para fritar e fazer bife acebolado!
Quem ama um bom bife acebolado sabe que escolher o corte de carne para fazê-lo pode ser um verdadeiro desafio, ainda mais quando é possível encontrar uma infinidade nos açougues e mercados. Para fazer carne frita, muitas pessoas dão prioridades para os cortes como coxão mole, patinho e até filé mignon, mas você sabia que existem outras partes do boi que são perfeitas para fazer bife e, às vezes, até mais baratas? Vem que eu vou te contar um pouco mais sobre elas!
Qual é a melhor carne para fritar e fazer acebolada?
É muito difícil dizer qual é a melhor carne para fritar e fazer bife acebolado, afinal, tudo vai depender do seu orçamento e do seu gosto pessoal. Entretanto, há alguns cortes que as pessoas tendem a utilizar mais.
O coxão mole, por exemplo, é um ótimo corte de carne para isso porque ele é bem saboroso, mas isso não garante maciez. Para um cozinheiro amador, isso pode apresentar um problema. Outro exemplo é o patinho, um corte de carne magra que é excelente para fazer strogonoff e carne moída, mas não tanto para bife. Por ter pouca gordura, é muito fácil deixar que o bife passe do ponto, ficando seco e sem gosto.
Por isso, um dos melhores cortes para fazer carne frita é a fraldinha. Apesar de muitas pessoas nem lembrarem, esse é um corte extremamente macio e suculento, muito fácil de preparar na frigideira. Dependendo do açougue ou da época, ela também é mais barata que o coxão mole ou o patinho.
Como fazer fraldinha na frigideira?
Para fazer a fraldinha na frigideira, não tem nenhum mistério. O aconselhado é cortá-la em bifes médios, de cerca de dois dedos de largura. Se for mais fino, a tendência é que o bife passe do ponto rapidamente e não fique tão suculento.
Depois, é só colocá-lo para grelhar em fogo alto com um pouco de gordura de sua preferência. Deixe de 2 a 4 minutos de cada lado dependendo do ponto de sua preferência. Por último, depois que retirar da frigideira, adicione sal grosso a gosto e, se quiser, pimenta-do-reino. Então, é só servir. Prático!
Veja mais:
Carne desfiada cremosa é a minha receita de proteína favorita: faço lanches ou coloco na marmita para comer no trabalho, é muito versátil!