PUBLICIDADE

thyssenkrupp Uhde é selecionada para projeto de Biomass-to-SAF da Elyse Energy


PUBLICIDADE
  • mell280

31/03/2025 07h55

thyssenkrupp Uhde é selecionada para projeto de Biomass-to-SAF da Elyse Energy

Izabelle Prado


Comprovada tecnologia de gaseificação PRENFLO® transforma a biomassa em gás de síntese para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF)

A tecnologia BioTfueL® da thyssenkrupp Uhde foi escolhida para o projeto BioTJet pela Elyse Energy e seus parceiros (Axens, Avril, IFPEN). Essa iniciativa visa produzir combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de resíduos de madeira e resíduos florestais com a adição de hidrogênio verde. Até 2029, o BioTJet fornecerá SAF para reduzir a intensidade de carbono no transporte aéreo, além de e-bio-nafta para o transporte rodoviário e a indústria química de base biológica. 

A Axens assinou um acordo de licença para a tecnologia BioTfueL® em 2024, incluindo a tecnologia de gaseificação PRENFLO® da thyssenkrupp Uhde e a tecnologia GASEL® da Axens (Fischer-Tropsch e Upgrading). A engenharia básica foi concluída em novembro de 2024 e o projeto agora está na fase de engenharia detalhada. 

A indústria da aviação é considerada um dos setores mais difíceis de descarbonizar. Para enfrentar esse desafio, a regulamentação ReFuelEU Aviation exige uma cota inicial de 2% de SAF em 2025, com o objetivo de alcançar 70% de SAF em todos os aeroportos da UE até 2050. 

O projeto BioTJet se baseia no conceito E-BioTfueL, que combina biomassa elegível para biocombustíveis avançados (de acordo com a definição da RED EU) e hidrogênio verde ou de baixo carbono para produção de combustíveis renováveis de origem não biológica (também chamados de e-fuels). A tecnologia emprega blocos de processos comprovados, desenvolvidos e testados em uma planta semi-industrial entre 2010 e 2021 por um consórcio liderado pela Bionext (Avril, Axens, CEA, IFP Energies nouvelles, TotalEnergies e thyssenkrupp Uhde). 

A tecnologia de gaseificação PRENFLO®, que faz parte do portfólio do segmento Decarbon Technologies da thyssenkrupp, ajudará na produção sustentável de produtos sintéticos à base de biomassa, como metanol, hidrogênio e SAF. Originária do processo Koppers-Totzek, a tecnologia foi aprimorada continuamente para atender às necessidades da indústria. Sua robustez e flexibilidade permitem o processamento de uma ampla gama de matérias-primas. 

Pascal Penicaud, presidente da Elyse Energy: "Após uma análise detalhada das tecnologias disponíveis e financeiramente viáveis, estamos mais convencidos do que nunca de que fizemos a escolha certa com o conceito E-BioTfueL e nossos parceiros tecnológicos. Nosso objetivo é fornecer SAF e nafta competitivos até 2030 e contribuir para a luta contra as mudanças do clima".

Nadja Håkansson, CEO da thyssenkrupp Uhde: "Estamos orgulhosos de ver como o conceito E-BioTfueL – que abrange nossa moderna tecnologia PRENFLO® – se tornou a primeira aplicação comercial de biomassa para SAF na União Europeia. Nossa colaboração com parceiros franceses reforça nosso propósito com a transformação verde e a entrega de valor sustentável". 

Quentin Debuisschert, CEO da Axens: "A Axens e a nossa controladora, a IFP Energies Nouvelles, investiram significativamente na demonstração de tecnologias em escala semicomercial e no avanço da transição energética, especialmente em processos para SAF. O projeto BioTJet é estratégico para a Axens e nossa parceria de longa data com a thyssenkrupp Uhde".

Biocombustíveis avançados a partir de fontes sustentáveis 

Com mais de 100 gaseificadores instalados no mundo, a thyssenkrupp Uhde é líder global em tecnologia de gaseificação. A tecnologia PRENFLO®, desenvolvida pela empresa nos anos 1980, já foi aplicada em diversos projetos de grande escala, englobando a maior usina IGCC (gaseificação integrada com ciclo combinado) do mundo, localizada em Puertollano, na Espanha. Agora, a tecnologia está sendo adaptada para operar com 100% de biomassa utilizando matérias-primas de segunda geração, como resíduos de madeira, cavacos, palha, resíduos florestais e agrícolas. 

O projeto BioTJet destaca o compromisso da thyssenkrupp Uhde com o progresso das tecnologias de energia limpa e a transição global para fontes sustentáveis. 

Sobre a thyssenkrupp Uhde

A thyssenkrupp Uhde combina expertise tecnológica única e décadas de experiência global no design, construção e operação de plantas químicas. Desenvolve processos inovadores para uma indústria química mais sustentável, com tecnologias de ponta para a produção de químicos básicos, fertilizantes e polímeros, além de soluções completas para hidrogênio verde e produtos químicos sustentáveis. www.thyssenkrupp-uhde.com 

Sobre Axens

O Grupo Axens oferece soluções completas para a conversão de óleo e biomassa em combustíveis limpos, reciclagem química de plásticos, tratamento de gás natural, captura de carbono e purificação de produtos petroquímicos. Com uma abordagem integrada, cobre desde estudos de viabilidade até a operação de unidades industriais, garantindo alta performance e menor impacto ambiental. www.axens.net

Sobre Elyse Energy

Fundada em 2020, a Elyse Energy é uma PME industrial francesa pioneira na produção de moléculas de baixo carbono. A empresa projeta, financia, constrói e opera unidades para combustíveis sustentáveis, utilizando eletricidade renovável e nuclear, além de carbono reciclado da indústria e biomassa. Atualmente, possui um portfólio de projetos na França, Espanha e Portugal e conta com apoio de investidores especializados em infraestrutura sustentável. www.elyse.energy 

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 98.000 colaboradores. No ano fiscal de 2023/2024, a empresa registrou um faturamento de €35 bilhões em 47 países. Suas atividades estão organizadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems. Com amplo know-how tecnológico, os negócios desenvolvem soluções inovadoras para os desafios do futuro. Cerca de 3.900 colaboradores atuam em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, com foco principalmente na proteção climática e na transição energética, na transformação digital da indústria e na mobilidade do futuro.

O portfólio de patentes da thyssenkrupp atualmente inclui aproximadamente 16.900 patentes e modelos de utilidade. A empresa está comprometida com metas climáticas ambiciosas, melhorando ativamente sua eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, o grupo apoia seus clientes com produtos avançados para ajudá-los a alcançar suas metas climáticas, desempenhando um papel fundamental na promoção da transformação verde.

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente mais de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2023/2024 um faturamento equivalente a R$ 6,8 bilhões. Para mais informações, visite www.thyssenkrupp-brazil.com

 







PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE