PUBLICIDADE
- mell280
02/04/2025 12h53
Instituto Alok e ECCON se unem para monitorar queimadas em área de floresta no Acre
assessoria
Por meio de imagens de satélites e geolocalização, sistema Monitech ajuda no combate imediato a incêndio e no planejamento de prevenção
O Instituto Alok e a ECCON Soluções Ambientais fecharam parceria para o monitoramento diário e remoto de incêndios para o projeto “Faça Florescer Floresta – Campo da Fartura”, no Acre. A iniciativa visa proteger a floresta e evitar novos desastres com o uso do sistema desenvolvido pela ECCON, o Monitech.
O “Faça Florescer Floresta – Campo da Fartura” integra o programa Planeta Verde, do Instituto Alok, que tem coordenação técnica da SOS Amazônia e parceria com o Centro Huwâ Karu Yuxibu. O projeto está restaurando 7 hectares (70 mil m²) de uma área degradada por queimadas em 2019.
Segundo o Instituto Alok, fundado em 2020 por Alok, um dos maiores DJs do mundo, o objetivo é transformar o local em uma agrofloresta, unindo preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. “Na Amazônia, onde as queimadas são uma das maiores ameaças, o monitoramento em tempo real permite ações rápidas e eficazes, salvando vidas, biodiversidade e combatendo as mudanças climáticas.”
Por meio de imagens de satélite e geolocalização, o Monitech faz o acompanhamento diário e contínuo, detectando focos em tempo real nas áreas monitoradas e em áreas próximas, emitindo alertas e permitindo uma resposta rápida e precisa no combate ao fogo.
O gerente de projetos de carbono da ECCON, Marcelo Stabile, diz que o sistema é uma ferramenta para as comunidades ante o risco de queimadas. “Um sistema como este pode fazer a diferença na dinâmica dos incêndios, permitindo saber de quando e de onde eles vêm, e tomar as medidas necessárias”, afirma.
A partir dos dados coletados, o sistema também gera relatórios com o histórico de ocorrência de fogo. Essas informações, segundo Marina Monné, sócia e coordenadora de Carbono da ECCON Soluções Ambientais, são importantes no entendimento de tendências e comportamento do fogo e no planejamento de prevenção.
“O Monitech tem a capacidade de prever os distúrbios em tempo hábil para tomada de medidas de combate, e prover um histórico de comportamento que viabiliza planejamento de prevenção”, diz Monné. "São atributos valiosos para áreas que costumam sofrer com queimadas, podendo, inclusive, ser diferencial de resiliência dos cultivos em áreas produtivas do agronegócio."