- mell280
15/04/2025 12h26
Em parceria com o WhatsApp, da Meta, empresa de comércio conversacional Gupshup gera 270% de ROI para clientes
- Dados foram confirmados pelo estudo da Total Economic Impact, em nome da Meta
- Clientes entrevistados relataram um aumento de 50% no engajamento com o consumidor, gerando US$ 1,4 milhão em lucro
- A plataforma de IA Conversacional lançou uma calculadora de ROI para empresas junto ao lançamento do estudo
A Gupshup, principal plataforma de IA Conversacional do mundo, anunciou nesta terça-feira, 15 de abril, os resultados de um estudo da Total Economic Impact™ (TEI) encomendado à Forrester Consulting em nome da Meta, que mostra a economia de custos e os benefícios de negócios gerados pela plataforma Conversation Cloud e pelo WhatsApp na ampliação do engajamento com o cliente, geração de leads, conversões e crescimento geral de empresas dos setores de varejo e e-commerce.
Para ajudar empresas com insights concretos, a Gupshup, em parceria com a Meta, lançou também uma calculadora rápida de ROI junto à publicação do estudo. Essa ferramenta permite que empresas avaliem de imediato o retorno potencial sobre o investimento ao adotarem soluções de engajamento conversacional.
De acordo com os dados, campanhas no WhatsApp impulsionadas pela Conversation Cloud da Gupshup tiveram 50% mais engajamento de clientes em comparação com SMS e e-mail. Esse aumento de engajamento resultou em um retorno de investimento de 270% em três anos para uma “organização composta”, que utilizou uma automação baseada na Gupshup por meio da plataforma WhatsApp Business. O termo “organização composta” refere-se a um modelo de empresa criado com base na média dos dados fornecidos pelos entrevistados.
A plataforma de IA Conversacional da Gupshup permite que empresas personalizem conteúdo, automatizem jornadas do cliente e interajam com eles em momentos-chave (como após uma compra, abandono de carrinho ou cadastro no app), o que aumenta significativamente o engajamento. Como resultado, 90% das empresas pesquisadas relataram maiores taxas de abertura de mensagens, e 92% observaram aumento na taxa de cliques no WhatsApp.
Além do engajamento, empresas que utilizam o WhatsApp e a plataforma Gupshup impactaram toda a jornada do cliente, desde a geração de leads até a venda final. No varejo e e-commerce, 90% das empresas notaram um aumento expressivo na conquista de novos clientes, o que levou a um crescimento direto nas vendas. A organização composta viu um aumento de 55% nas taxas de conversão e um crescimento de 2,08% na receita geral.
Diversas empresas têm utilizado e obtido sucesso com os recursos da Gupshup Conversation Cloud com o WhatsApp para aumentar as taxas de conversão. Recursos como anúncios inteligentes para exibir produtos, links de carrinho de compras facilmente compartilháveis e automação baseada em IA para engajamento com o cliente se mostraram decisivos. A Gupshup impulsiona o WhatsApp ao possibilitar experiências hiper personalizadas e remarketing estratégico baseado nas etapas do funil de vendas.
Além disso, os Agentes de IA da Gupshup estão transformando a forma como os clientes interagem no WhatsApp, oferecendo uma experiência de compra fluida. Esses assistentes de IA oferecem recomendações de produtos personalizadas, realizam vendas assistidas e respondem a dúvidas pós-compra, como rastreamento de pedidos, agendamento e reagendamento de entregas, devoluções e reembolsos. Ao automatizar essas respostas, as empresas garantem que os clientes recebam informações precisas e instantâneas, melhorando o engajamento e a satisfação.
"Conversas baseadas em IA não são mais apenas ferramentas de suporte ao cliente — elas estão transformando todas as áreas de um negócio, do marketing às vendas, até o pós-venda e o atendimento. Empresas que adotam mensagens com IA estão conquistando mais clientes e crescendo com maior eficiência. No centro de tudo isso está a entrega de interações inteligentes, personalizadas e fluidas, que elevam a experiência do consumidor. O futuro dos negócios é conversacional, e a IA é o motor dessa transformação", disse Beerud Sheth, fundador e CEO da Gupshup.
Com um aumento de 20% no valor médio do pedido (AOV) para empresas, levando a um crescimento de 1,17% na receita total, o WhatsApp está se mostrando um divisor de águas. O estudo, intitulado Forrester Total Economic Impact™ Spotlight: Unlock Revenue Growth For Retail And E-Commerce With Gupshup Conversation Cloud And WhatsApp Business Platform, entrevistou 224 tomadores de decisão e sete representantes com experiência no uso da plataforma WhatsApp Business e da Gupshup Conversation Cloud para engajamento de clientes.
Sobre a Gupshup
A Gupshup é a principal plataforma para criação e implementação de Agentes de IA Conversacional treinados por setor para empresas em casos de uso de marketing, comércio e suporte. A Gupshup Conversation Cloud viabiliza interações multimodais com agentes de IA treinados, permitindo que as empresas entrem em operação mais rapidamente em canais como Voz, WhatsApp, RCS, Web, apps móveis e outros.
Utilizada por mais de 45 mil clientes em mais de 60 países e em diversos setores, a Gupshup processa mais de 120 bilhões de mensagens conversacionais por ano. Trabalha com marcas líderes em setores como e-commerce, varejo, fintech, pagamentos, mídia, turismo, automotivo e bancário, entregando experiências conversacionais transformadoras que aceleram o crescimento e otimizam custos.
Saiba mais: https://www.gupshup.io/