Um apagão geral afeta moradores de Portugal e de outros países da Europa na manhã desta segunda-feira. Segundo relatos compartilhados nas redes sociais, a falha também afeta países como França, Polônia e Finlândia. Segundo a jornais locais, o problema se estendeu pela Península Ibérica e atinge também linhas telefônicas e semáforos. Nos aeroportos, os embarques estão sendo feitos "à moda antiga" e o check-in de forma manual.
- Leia mais: Mais de 25 mil visitam túmulo de Francisco na Basílica de Santa Maria Maior à espera do conclave
- Veja também: Conclave para escolha do novo Papa começará em 7 de maio; entenda como vai ser
A concessionária espanhola Red Elétrica confirmou a falha no país. Foram ativados planos de reposição do fornecimento de energia elétrica em colaboração com as empresas do setor. "As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo mobilizados para solucionar o problema", declarou a empresa. No país, o blecaute afetou diversas cidades como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz.
Em Madrid, o jogo entre Dimitrov e Fearnely precisou ser paralisado porque uma câmera ficou parada em cima da quadra devido à falta de eletricidade. O jogo estava no segundo set quando precisou ser paralisado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/A/Q/mBVKa7R6qz8yy2HGQ47Q/gpnd1h4beaasmri.avif)
Segundo jornal local SIC, há pessoas presas dentro de vagões de metrô e hospitais começam a enfrentar problemas com a ausência de energia. Faculdades como o Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa já funcionam apenas com geradores. Já o Diário de Notícias indica que o grupo que liga todo os fornecedores de energia em Portugal já reportou a situação ao Centro Nacional de Cibersegurança.