PUBLICIDADE
- mell280
17/05/2025 12h35
Ação social leva 20 serviços gratuitos aos moradores do São Conrado
Um dos principais serviços que está sendo oferecido é a vacinação contra a gripe, com 1 mil doses disponíveis
Por Izabela Cavalcanti e Murilo Medeiros
Um dos principais serviços que está sendo oferecido é a vacinação contra a gripe, com 1 mil doses disponíveis. Até às 10h30, 200 pessoas já haviam se vacinado.
Alguns dos serviços são: Emissão de RG, exames simples, teste rápido de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), mutirão de dúvidas de serviços jurídicos, serviços do Detran, Procon, Águas Guariroba e Energisa, cadastro em programas de Assistência Social, cadastro em cursos da Funtrab, avaliação de fonoaudióloga, exposição de artesanato e sorteios.
Também têm serviços gratuitos para os pets, como vacinação antirrábica, 50 vagas para castração e microchipagem.
Durante o evento, acadêmicos e professores dos cursos de Direito, Agronomia, História, Administração Pública, Letras, Medicina, Psicologia, Geografia, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia e Turismo irão desenvolver inúmeras atividades educativas.
Moradores aguardando atendimento para exames de saúde na ação "Uems na Comunidade" (Foto: Osmar Veiga)
Conforme explica o reitor da Uems, Laércio Alves de Carvalho, o projeto existe desde 2023, com o objetivo de aproximar a universidade da sociedade para troca de experiências.
“É uma troca de experiência em que alunos e professores apresentam todo o conhecimento que eles discutem na universidade para trazer resolução de problemas e oportunidades para a comunidade. Ao mesmo tempo a sociedade também entrega seus conhecimentos, porque tudo acontece nos bairros, esse conhecimento do dia a dia e das demandas”, disse.

Governador Eduardo Riedel, à direita, durante o evento (Foto: Reprodução/Instagram)
O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), marcou presença no evento e destacou a importância.
“É importante estar nos bairros, onde as pessoas estão. A Uems está de parabéns pela iniciativa lá atrás, com recurso do Estado, a Prefeitura participando, temos emenda, e tudo isso faz de Mato Grosso do Sul o que nós estamos vivendo, presença nos municípios, atuando diretamente com os cidadãos”, pontuou.
Oportunidade - A vendedora Vanielle Oliveira, de 30 anos, aproveitou a oportunidade para castrar sua gata. “Eu moro no Bairro Santa Emília, fiquei sabendo e vim aqui. É muito caro pagar uma castração, que bom que vou consegui gratuitamente. Ela não é microchipada, se for gratuito vou querer também”, comemorou.
Já a dona de casa Lindinalva Aquino, de 66 anos, foi vacinar os netos. “A vacina foi bem rápida e eu procurei me informar sobre uns problemas na minha conta de luz, já tirei as minhas dúvidas. As crianças também passaram em todas as barraquinhas, é muito importante para a comunidade”, disse.
O aposentado Mário Aparecido de Farias, de 69 anos, foi renovar a CNH. “Se não tivesse esse evento, eu ia ter que ir longe para fazer isso, agendar e correr atrás. Isso aqui é muito bom para nós. Já juntei tudo e resolvi. Ainda mais no fim de semana, porque muita gente trabalha e não pode ir de segunda a sexta. Fiquei sabendo que estão vacinando aqui também, vou aproveitar para tomar a vacina”.

Mário dando entrevista sobre a ação "Uems na Comunidade" (Foto: Osmar Veiga)
Bairro populoso - Dados da Planurb, a partir do Censo Demográfico de 2022, apontam que o bairro São Conrado é um dos mais populosos de Campo Grande, ficando em 6º lugar com 24.944 moradores.
veja também
novas moradias
Prefeitura de Maracaju formaliza 28 novas moradias para aldeia indígena Sucuri'y através do “Minha Casa, Minha Vida Rural”.
Posse