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Geração Z mira o próprio negócio


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  • mell280

07/06/2025 15h33

Geração Z mira o próprio negócio

Karol Romagnoli


Franquias aparecem como alternativa estratégica para jovens investidores

A geração Z está fazendo história e não apenas pelas redes sociais. De acordo com um estudo recente do Fórum Econômico Mundial, os jovens nascidos entre 1997 e 2010 estão investindo mais cedo e de forma mais planejada que seus pais e avós. O levantamento mostra que 36% dos representantes dessa geração já poupam antes mesmo de entrar no mercado de trabalho, índice mais que o dobro dos millennials, seus pais, (17%) e quatro vezes maior que os baby boomers, seus avós, (8%).

Com mais acesso à informação e familiaridade com o ambiente digital, muitos GZs têm aprofundado seus conhecimentos sobre fundos de investimento, inclusive para ajudar os próprios pais a entenderem as novas opções disponíveis. Mas se os investimentos no mercado financeiro têm atraído os jovens, o empreendedorismo também vem conquistando espaço.

Esse movimento de busca por independência financeira e estabilidade tem reflexo direto no crescimento do setor de franquias. O estudo inédito da ABF (Associação Brasileira de Franchising), divulgado em 2023, traçou o perfil do potencial franqueado no Brasil e revelou que 39% dos entrevistados interessados em investir são empreendedores iniciantes, muitos deles jovens. Além disso, mais de 90% dos entrevistados valorizam o Selo de Excelência em Franchising, sinalizando que mesmo quem está começando leva em consideração a reputação e a segurança oferecida por marcas consolidadas.

Esse interesse se materializa em eventos como a ABF Franchising Expo, considerada a maior feira de franquias do planeta, que movimenta o mercado com experiências imersivas, networking e conteúdo de alto nível. Em 2025, o evento será realizado entre os dias 25 e 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com mais de 440 marcas expositoras.

De acordo com a última pesquisa da ABF, o setor de franquias registrou um crescimento nominal de 13,5% em 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior, faturando R$ 273 bilhões. Esse desempenho reforça o franchising como uma alternativa sólida para quem deseja empreender com segurança, mesmo em tempos de oscilação econômica.

A seguir, destacamos cinco redes de franquia que têm se consolidado no mercado nacional e oferecem modelos acessíveis para novos empreendedores:

Referência no agenciamento de diaristas e mensalistas no Brasil, a Mary Help surgiu em 2011 para profissionalizar o acesso a serviços domésticos com segurança e qualidade. Com mais de 170 unidades e cerca de 700 mil atendimentos anuais, a rede se destaca pela operação eficiente, suporte robusto e inovação, como o seguro exclusivo para profissionais parceiras. Reconhecida com quatro Selos de Excelência da ABF e nota 4,9 no Reclame Aqui, é uma das principais franquias de serviços do país.

Investimento inicial: R$ 40 mil (para cidades com até 50 mil habitantes)
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

Criada no Rio Grande do Norte em 2014, a Loucos por Coxinha é uma rede de fast-food especializada em coxinhas e churros. Com um modelo de negócio enxuto e testado, a marca alia excelência operacional a uma proposta divertida e acessível, atraindo franqueados em várias regiões do país.

Investimento inicial: a partir de R$ 143 mil (modelo quiosque)
Faturamento médio mensal: R$ 47.500
Prazo de retorno: de 12 a 30 meses


Tastefy, anteriormente conhecida como ATW Delivery Brands, é uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, a rede Brasileirinho Delivery e sua mais recente aquisição, o Zé Coxinha.

Investimento inicial total estimado: R$299 mil (incluindo taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$240 mil (Operando com os todas as marcas e nos dois turnos)
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 1.800 unidades em operação nos modelos home, office, basic e standard. Presente em todo o território nacional, a marca já atendeu mais de 270 mil clientes.

Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo de retorno: de 12 a 20 meses

 

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 300 unidades inauguradas. 

Investimento Inicial: A partir de R$38 mil (incluindo taxa de franquia). 
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil 
Tempo de retorno: 6 a 15 meses

Ao diversificar as opções de entrada e apresentar modelos com diferentes níveis de investimento, o setor de franquias amplia o acesso ao empreendedorismo e contribui para a formação de uma nova geração de líderes.

 

 





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