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Brasileira transforma mudança de país em oportunidade de sucesso com franquia de limpeza em Portugal


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  • mell280

16/06/2025 13h51

Brasileira transforma mudança de país em oportunidade de sucesso com franquia de limpeza em Portugal

Ana Paula Giorgetti


Fernanda Correia e o marido, Daniel Correia, investiram em uma unidade da House Shine em Leiria e, três anos depois, já acumulam €340 mil em faturamento com a franquia do Grupo NBrand, referência no setor


Quando Fernanda Correia decidiu trocar o setor hoteleiro por uma nova vida em Portugal, o plano era recomeçar com mais estabilidade, segurança e perspectiva de crescimento. O que ela não imaginava é que, em apenas três anos, transformaria essa mudança em um case de sucesso. Ao investir na House Shine, franquia especializada em limpeza doméstica profissional, Fernanda viu seu faturamento atingir a marca de €340 mil e consolidou sua atuação como referência na cidade de Leiria. 

Ela relembra que a decisão de empreender surgiu durante o planejamento da mudança com o marido, Daniel Correia, já detentor da cidadania portuguesa. O casal optou por seguir um caminho estruturado e confiável, buscando na franquia um modelo validado que oferecesse suporte e formação. “Conhecemos a House Shine por um portal renomado de franquias e vimos nela uma oportunidade de começar com o pé direito, com um negócio pronto para crescer e o apoio necessário para operar em um país novo”, conta Fernanda. 

Um setor com perspectivas e oportunidades crescentes 

Fundada há mais de 20 anos, a House Shine é hoje a maior rede de limpeza doméstica profissional em Portugal. Fazendo parte de um setor que apresenta perspectivas positivas e oportunidades crescentes – com uma CAGR global estimada em 7,1% até 2029, conforme pesquisa da Mordor Intelligence -, a marca integra o portfólio do Grupo NBrand, maior conglomerado de franquias do país.  

Com 100 unidades franqueadas, o negócio oferece investimento inicial a partir de €35 mil (R$224,7 mil), retorno entre 18 e 24 meses e faturamento médio mensal estimado em €14 mil (R$89 mil). Além da presença em território português, a rede também está presente no Brasil, o que facilita a adaptação de empreendedores brasileiros ao modelo de negócio. 

A jornada de Fernanda, no entanto, não foi isenta de desafios. “Vivo hoje uma realidade totalmente diferente. No Brasil, tínhamos um restaurante em Copacabana e logo que me mudei para Portugal, atuei ainda por seis meses como funcionária em uma rede hoteleira. Trabalho mais agora do que antes, mas com uma motivação diferente. Tenho liberdade de horários, contato com clientes, e um retorno direto do esforço que aplico no negócio. Foi um processo de aprendizado, tanto no campo da gestão quanto na adaptação cultural”, relata.  

Entre as dificuldades, ela destaca o entendimento das leis trabalhistas e fiscais, que são diferentes em Portugal, além das diferenças nos hábitos locais em relação à limpeza. “Aqui percebemos que é possível limpar bem sem desperdiçar tanta água, por exemplo.” 

Apesar das barreiras iniciais, a unidade passou a se sustentar sozinha após seis meses e apresentou melhora significativa no primeiro ano. Hoje, mesmo com investimentos contínuos para manter o crescimento, a franqueada já planeja expandir a equipe, abrir um espaço maior para os funcionários e alcançar uma rotina mais equilibrada. “Mudar e empreender em outro país exige resiliência, mas, com planejamento e o suporte certo, é possível ir muito além”, afirma. 

Um mar de oportunidades aos brasileiros que desejam investir 

Casos como o de Fernanda e Daniel se multiplicam em Portugal. Com mais de 550 mil brasileiros vivendo legalmente no país – número que pode ser ainda maior, segundo dados do governo português – a presença brasileira tem movimentado a economia local, especialmente no setor de franquias.  

“Portugal é uma excelente porta de entrada para a Europa e, ao mesmo tempo, um mercado receptivo à cultura brasileira. Aqui, o brasileiro não começa do zero; começa com bagagem, com apoio e com um modelo de negócio pronto para crescer”, explica Cândido Mesquita, CEO do Grupo NBrand e vice-presidente da Associação Portuguesa de Franchising. 

O grupo, que reúne mais de 200 unidades franqueadas e marcas líderes em seus segmentos, estima que metade dos seus franqueados hoje são brasileiros. “Eles chegam com foco, disposição e cada vez mais preparados para empreender. É uma comunidade vibrante, que vê no franchising uma forma de investir com propósito, gerar renda e fazer parte da economia local de maneira legal e estruturada”, reforça Cândido. 

Para o executivo, o papel da NBrand é justamente oferecer estrutura e segurança para essa transição. “Sabemos que mudar de país é uma decisão complexa. Nosso compromisso é facilitar esse processo para que o franqueado se concentre em fazer o negócio prosperar. E os brasileiros têm sido protagonistas de uma nova fase da economia portuguesa, mais diversa, dinâmica e empreendedora”, conclui. 

 

Sobre o Grupo NBrand 

Fundado há mais de 20 anos na cidade de Porto, em Portugal, por Cândido Mesquita, o NBrand é o maior grupo de franquias nacional, com sólida experiência no setor, respaldado pela Associação Portuguesa de Franchising (APF). Com modelos de negócios inovadores, dos mais diversos segmentos, como obras e remodelações, design e decoração de interiores, limpeza doméstica profissional, e redes imobiliárias, o Grupo NBrand está em constante expansão. Seu ritmo acelerado de inovação impacta constantemente no desenvolvimento de marcas fortes, rentáveis e pioneiras, em áreas de negócios promissoras ao mercado atual, como a House Shine, Urban Obras, House Comfort, Vangor, UNU, Guard Clean e Branquia. Uma oportunidade para brasileiros que buscam viver e empreender em Portugal. 

 

 

House Shine House Shine


 


 





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